Após 49.405 casos confirmados e o registro de quatro mortes por dengue em 2024, o Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou nesta quarta-feira (21) situação de epidemia. O número de casos já registrados é de 20 vezes acima o esperado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A informação foi confirmada pelo governador Cláudio Castro em coletiva de imprensa na sede do governo fluminense.
O setor em que a situação é mais grave é na Metropolitana I, que abrange Rio de Janeiro, Baixada, Região Serrana e Centro-Sul. Em todas essas regiões há crescimento de casos maior que o esperado. “Três municípios já decretaram estágio de emergência e mais de 60 cidades já estão com aumento de casos dez vezes maior que a série histórica da década”, informou Castro.
Além disso, a SES abriu 11 salas de hidratação em UPAs estaduais. Já houve o envio de equipamentos para inaugurar novas salas em outras 11 cidades. Ademais, outras 12 cidades já requisitaram os materiais.
CENTRO DE OPERAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O governo fluminense também anunciou a instalação de um Centro de Operação de Emergência em Saúde (COE) específicos para a epidemia de dengue. Este equipamento vai funcionar na sede da Secretaria Estadual de Saúde e contará com representantes de diversas áreas, como comunicação, vigilância e assistência.
“A ativação do COE Dengue é de acordo com cada necessidade. A gente vai se reunir com os subsecretários de cada área e revisar o plano de ação semanalmente”, informou a secretária de Saúde Claudia Mello.
CENTRO DE INTELIGÊNCIA EM SAÚDE
O Centro de Inteligência em Saúde (CIS), inaugurado em julho de 2023 para monitorar vagas ofertadas de regulação de exames, consultas e internações, a vigilância epidemiológica de doenças, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e combater fake news sobre temas de saúde, passará a funcionar durante 24 horas.
O Painel Monitora RJ continua sendo atualizado com dados sobre a dengue e outras arboviroses.
“Para que a gente ter agilidade no tratamento, a gente tem que ter agilidade nos dados. Então o painel Monitora vai ser fundamental e a gente vai divulgar um boletim analítico toda semana” declarou o governador.
Além disso, há a previsão de conversão de 160 leitos de outras unidades de saúde, caso necessário. Na quinta-feira (29/02), haverá uma reunião entre prefeitos e secretários de saúde para debater medidas de proteção contra a epidemia de dengue.
______
Em seguida, leia também:
- STF consolida proibição de apreensão de menores no RJ
- Morre Affonso Celso Pastore
- Senado aprova fim da saidinha
- Saidinhas: Lula vetará caso Congresso aprove fim do benefício a bandidos
- Dirigente do Flamengo é expulso de casa pela mulher
- Terroristas do Hamas agradecem Lula
- Moto G14: Básico, eficiente e barato