Preço do Leite sobe pelo 4° mês consecutivo

O preço do leite subiu pelo quarto mês seguido, atingindo a marca de R$ 2,23 por litro em todo o país. A informação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). A instituição integra a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).

Os dados divulgados em abril referem-se ainda a fevereiro deste ano. Mas a alta continua influenciando no preço de itens derivados do leite na primeira quinzena de abril.

Em abril, o litro do leite UHT alcançou um valor médio de R$ 4,21 (1,9% a mais que março). Além disso, o queijo muçarela subiu 0,72%, atingindo o preço de R$ 28,87/kg.

De acordo com os pesquisadores do CEPEA, os estoques dos produtos estão estáveis. Contudo, não há aumento de produção por conta da dificuldade de escoamento dos produtos.

Além disso, a pesquisa indica que o preço do leite deve continuar subindo. A previsão é que o valor registre alta de cerca de 4% quando forem divulgados os dados do mês de março.

De acordo com o CEPEA, a alta no produto ocorre por conta da baixa produção. O índice que mede a quantidade de leite captado caiu 3,35% de janeiro para fevereiro, totalizando uma queda de 5,2% nos primeiros meses de 2024. Dessa forma, as empresas que processam o leite precisam competir mais para garantir a matéria-prima para fazer seus produtos.

BRASILEIRO ESTÁ CONSUMINDO MENOS

Apesar do preço do leite e seus derivados estar mais caros nos supermercados, o CEPEA diz que as empresas ainda não repassaram todo o aumento para os consumidores.

“A capacidade do consumidor em absorver altas ainda está fragilizada, e o momento é delicado para a indústria, que tem dificuldades em repassar a valorização da matéria-prima à ponta final. Agentes de mercado consultados pelo CEPEA relatam que as vendas nas gôndolas estão desaquecidas e que, por conta da baixa demanda, pode haver estabilidade de preços no próximo mês”, diz o estudo.

Ou seja, a alta de preços só não foi maior porque o brasileiro não está conseguindo consumir como antes. E com a menor procura pelos produtos, os produtores não puderam repassar todo o aumento.

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