Na tarde desta terça-feira (28/11), no Complexo do Chapadão, na Zona Norte, traficantes renderam policiais da Força Nacional, enviados para o Rio de Janeiro pelo ministro da Justiça Flávio Dino. Os agente, por engano, adentraram na comunidade controlada pelo tráfico em uma viatura descaracterizada. O Complexo do Chapadão e da Pedreira, em Costa Barros, são duas das comunidades mais perigosas do país.
Os bandidos levaram duas pistolas dos agentes durante o incidente na Rua Fernando Lobo. Posteriormente, os marginais liberaram os policiais, que se dirigiram à 39ª DP (Pavuna) para registrar a ocorrência.
Posteriormente ao roubo, equipes do 41º BPM (Irajá) realizaram uma incursão na comunidade e recuperaram as armas roubadas. Os moradores relataram que houve uma intensa troca de tiros entre os policiais militares e os criminosos.
DINO DETERMINOU VINDA DE POLICIAIS DA FORÇA NACIONAL
Desde 17 de outubro, a Força Nacional atua no Rio, atendendo a uma determinação do Ministério da Justiça. Os agentes devem permanecer no estado até o fim de janeiro de 2024. A vinda dos policiais da Força Nacional para o Rio teve como estopim uma investigação da Polícia Civil que revelou o treinamento armado, com táticas de guerra, de criminosos no Complexo da Maré.
O efetivo que reforça o policiamento nas rodovias federais é de 545 agentes federais, sendo 240 da Polícia Rodoviária Federal e 305 da Força Nacional. Além disso, o Ministério da Segurança alega que destinou R$ 247 milhões como investimento para a segurança do Rio, além de 50 viaturas.
Em nota, a Força Nacional comunicou que está apurando o fato e explicou: “As armas e utensílios foram recuperados por policiais militares e entregues na 31ª Delegacia de Polícia. Diligências prosseguem para apurar a autoria. A investigação está a cargo da 39ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro“.
_____