Agentes da Polícia Federal conduziram na tarde desta terça (10/10) uma operação que resultou na apreensão de 47 fuzis e centenas de munições. Os policiais encontraram os fuzis em mansão localizada em condomínio de luxo na Barra da Tijuca, bairro nobre da zona oeste do Rio de Janeiro. Durante a ação, ocorreu a prisão três indivíduos em flagrante.
A maior parte das armas estava oculta em guarda-roupas e malas espalhadas pela residência. Além disso, as autoridades encontraram munições dentro de três veículos de luxo estacionados no local.
Dentro da casa, os policiais também descobriram maquinários e uma estrutura utilizada para montagem e manutenção dos fuzis. De acordo com as autoridades, há suspeitas de que esse armamento teria como destino traficantes e milicianos que atuam nas comunidades do estado do Rio.
Os três suspeitos detidos, juntamente com todo o material apreendido, foram para a superintendência da Polícia Federal para os procedimentos legais.
Apesar do encontro dos fuzis em mansão da Barra, a apreensão ocorreu no contexto da Operação Maré. Trata-se de uma ação conjunta das forças de segurança do Rio de Janeiro que visa combater a facção criminosa que atua no Complexo da Maré, um conjunto de favelas localizado na zona norte da cidade.
OPERAÇÃO COMEÇOU NA SEGUNDA
Desde segunda-feira (09/10), as autoridades têm realizado incursões nessas comunidades, resultando em prisões e apreensões de armas. Neste terceiro dia da operação, foram presas cinco pessoas e apreendidos cinco fuzis, de acordo com informações do governo estadual. Além disso, as equipes policiais estão atuando em outras áreas onde os criminosos possam ter se refugiado.
O secretário de Polícia Civil, José Renato Torres, explicou a estratégia adotada: “Criminosos não permanecem em suas residências aguardando a presença da polícia. Eles mudam de uma comunidade para outra. Por isso, estamos cercando a região.”
Durante a operação, a polícia encontrou quatro fuzis no Complexo do Chapadão, e um quinto na Cidade Alta, ambas localidades situadas na zona norte.
Até o momento, a megaoperação resultou na prisão de 17 suspeitos e na apreensão de mais de meia tonelada de maconha, drogas sintéticas e 100 quilos de pasta base de cocaína. Além disso, a polícia confiscou diversas armas e 98 veículos. O governo estadual também informou que retirou cerca de dez toneladas de material utilizado para fazer barricadas das ruas das comunidades. Contudo, não divulgou os nomes dos presos.
_____
Em seguida, leia também:
Nova proposta da Americanas a credores é apresentada e prevê aumento de capital de R$ 12 bilhões