Na manhã desta quarta-feira (23/08), uma missão da Índia alcançou um marco notável ao aterrissar sua espaçonave Chandrayaan-3 na Lua. Dessa forma, o país se tornou a quarta nação a conquistar tal façanha. Esse feito pioneiro pode impulsionar o status da Índia como uma superpotência global no campo espacial. Até então, apenas os Estados Unidos, a China e a antiga União Soviética haviam realizado aterrisagens suaves na superfície lunar.
Uma característica notável da missão lunar Chandrayaan-3 é que o local de pouso está situado mais próximo do polo sul da Lua do que qualquer outra espaçonave já ousou explorar. Essa área é de especial interesse científico e estratégico, uma vez que os cientistas acreditam que ela pode abrigar depósitos de gelo de água. A água congelada em crateras sombreadas poderia ser transformada em combustível para foguetes ou até mesmo em água potável para missões futuras tripuladas.
A tentativa da Índia de pousar perto do polo sul lunar aconteceu poucos dias após uma tentativa fracassada de outra nação realizar o mesmo feito. A sonda russa Luna 25 colidiu com a lua em 19 de agosto após falhas em seus motores. Essa foi a primeira tentativa de pouso lunar do país em quase meio século.
À medida que o Chandrayaan-3 se aproximava da Lua, suas câmeras registraram imagens impressionantes. Inclusive, uma fotografia capturada em 20 de agosto foi compartilhada pela agência espacial indiana em 22 de agosto. Essa imagem oferece um close-up do solo lunar de tonalidade cinza empoeirada.
LANÇAMENTO FOI HÁ MAIS DE UM MÊS
Lançada em 14 de julho a partir do Satish Dhawan Space Center, em Sriharikota, estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, a espaçonave Chandrayaan-3 possui a capacidade de ajustar sua trajetória ao combinar imagens capturadas por suas câmeras com um mapa lunar programado em seu computador de bordo, de acordo com a agência espacial indiana. A missão realiza-se de maneira cuidadosa e sistemática à medida que se aproxima da superfície lunar.
Essa missão da Índia é a segunda com o intuito de efetuar um pouso suave na Lua. A primeira tentativa, realizada em 2019 com a espaçonave Chandrayaan-2, não obteve sucesso devido a problemas de software e dificuldades de frenagem durante a descida.
PAÍSES QUE JÁ POUSARAM NA LUA
Apenas quatro países conseguiram pousar com sucesso na superfície lunar: Estados Unidos, União Soviética, China e, agora, a Índia. Além disso, dentre 195 países, apenas a Índia conseguiu realizar uma aterrissagem bem-sucedida no polo sul da Lua. Trata-se, portanto, de um feito histórico e notável para a nação.
________
Em seguida, leia também:
- Silverado 2024 terá a maior caçamba da categoria
- Procedimento estético muda visual de Bolsonaro
- Boicote de consumidores leva gigante dos EUA a queda nas vendas
- Site esquerdista do Brasil financiado pela China, diz NYT