Boicote de consumidores leva gigante dos EUA a queda nas vendas

Boicote de consumidores
Produtos para crianças com a temática do Orgulho LGBT revoltou americanos e levou a boicote de consumidores. Fotos: Reprodução.

A Target, gigante do varejo norte-americana, viu as vendas caírem nas lojas e online pela primeira vez em anos. A queda é atribuída pelo mercado a um boicote de consumidores, após a reação negativa sobre a promoção do “Orgulho LGBT”. As vendas caíram 5% no período de abril a junho em comparação com o mesmo período do ano passado. É a primeira queda nas vendas em seis anos.

O declínio veio após a controvérsia sobre algumas das mercadorias relacionadas à temática do chamado Orgulho LGBT. Os produtos foram vendidos pela empresa sob alegação de apoio à causa LGBT. A grande polêmica obrigou a varejista a remover itens de algumas lojas devido à revolta dos consumidores com as mensagens que havia nas mercadorias.

Boicote de consumidores
EXECUTIVO RELATIVIZA EFEITO DO BOICOTE DE CONSUMIDORES

Para o executivo-chefe da Target, Brian Cornell, a queda nas vendas também reflete o fato de que os orçamentos dos compradores estão sendo reduzidos, já que o custo de vida continua alto.

A empresa disse que o impacto dessas forças era difícil de separar de outras questões, como os pedidos de boicote durante o período do mês do Orgulho.

COMO FORAM OS PROTESTOS

A revolta das famílias com os tipos de produtos que a Target vinha promovendo levou à depredação de vitrines de algumas lojas e danos nas próprias mercadorias. A coleção “Orgulho LGBT” incluía uma ampla seleção de itens de vestuário infantil decoradas com arco-íris, canecas com a mensagem “Gênero Fluido” e livros infantis intitulados “Orgulho 1,2,3” e “Eu não sou uma garota”. Este último voltado para meninas.

Boicote de consumidores

A revolta popular levou à remoção de alguns itens da coleção de 2.000 peças. Muitos deles eram de uma parceria com a marca Abprallen do designer transgênero Erik Carnell, que já enfrentou críticas por itens vendidos em outros lugares, apresentando imagens de pentagramas e crânios com chifres.

Diante da revolta dos consumidores, a empresa decidiu remover os itens sob a alegação de manter a segurança dos funcionários. No auge dos protestos, em maio, a companhia chegou a perder US$ 10 bilhões em valor de mercado.

PREVISÕES AINDA SÃO NEGATIVAS

Apesar de relativizarem os efeitos do boicote de consumidores sobre a queda das vendas, os executivos preveem um desempenho mais fraco do que o previsto anteriormente para o resto do ano. Segundo a empresa, isso se dá pelo impacto sobre os compradores da suspensão dos subsídios a estudantes que vêm desde o auge da pandemia.

A Target é a mais recente vítima, nos EUA, da fúria dos consumidores com excessos de empresas na promoção da causa. Disney e Budweiser (Bud Light) estão entre as outras marcas que enfrentaram boicotes e reações semelhantes de clientes.

_____

Em seguida, também leia:

Nova Iguaçu 24h

Assuntos Relacionados

  • All Post
  • Artes e Entretenimento
  • Automóveis e veículos
  • Comércio e indústrias
  • Economia
  • Editorial
  • Empregos e educação
  • Esportes
  • Finanças
  • Hobbies e lazer
  • Internet e telecomunicações
  • Lei e governo
  • Meio Ambiente
  • Nova Iguaçu
  • Pessoas e sociedade
  • Religião
  • Saúde
    •   Back
    • Transportes e Trânsito
    • Brasil
    • Estado do RJ
    • Internacional
    • Segurança Pública
    • Judiciário
    • Polícia
    •   Back
    • Cultura
    • Carnaval
    • Televisão
    • História
    •   Back
    • Educação
    •   Back
    • Habitação
    •   Back
    • História
    •   Back
    • Igreja
    •   Back
    • Mídia
    • Redes Sociais

Finanças

Nova Iguaçu

Categories

Tags

Edit Template

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

Você foi inscrito com sucesso! Ops! Alguma coisa deu errado. Por favor tente outra vez.

© 2019 Created with Nova Iguaçu 24 Horas

Find Your Way!

Categories

Tags