A expectativa de uma ofensiva do Irã se confirmou neste sábado (13/05) após um ataque com drones contra Israel. Trata-se de um ato de retaliação após Israel atingir o consulado iraniano no território sírio.
Tanto as forças israelenses quanto a mídia estatal do Irã confirmaram o ataque.
“Compreendemos essas ameaças e já lidamos com elas no passado”, afirmou o porta-voz das forças armadas israelenses, Daniel Hagari. Israel estima que o número de drones chegou a 100.
A Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) informaram que estão trabalhando para interceptar os drones. Os aparelhos devem demorar algumas horas para atingir Israel, de acordo com as informações oficiais, mas os militares esperam interceptá-los antes disso.
“Há pouco tempo, o Irã lançou veículos aéreos não tripulados de seu território em direção ao território do Estado de Israel. A matriz de defesa aérea está em alerta máximo ao mesmo tempo que os aviões da Força Aérea e os navios da Marinha estão em missão para proteger os céus do país”, diz o comunicado.
O Irã prometia uma reataliação a um ataque ao seu consulado em Damasco, na Síria, no início deste mês, no qual sete iranianos, incluindo dois generais, morreram.
ATAQUE ESPERADO
Ainda de acordo com as Forças de Defesa de Israel, o monitoramento da ameaça sobre o espaço aéreo do país já ocorria há alguns dias. Os serviços de GPS estavam indisponíveis em algumas áreas do território israelense para que os militares possam lidar com a situação.
“Estejam vigilantes e sigam as instruções do Comando da Frente Interna”, pediu Hagari à sociedade israelense.
Mais cedo, antes das falas do porta-voz confirmando os ataques, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, emitiu um comunicado dizendo que o país estava preparado para eventuais ataques iranianos. Ataque com drones do Irã no território israelense
“QUEM NOS FERIR, TAMBÉM SERÁ FERIDO”
“Determinamos um princípio claro: quem nos ferir, também será ferido. Nos defenderemos contra qualquer ameaça e faremos isso com equilíbrio e determinação”, declarou o primeiro-ministro.
A Casa Branca informou que o presidente Joe Biden se reunirá ainda este sábado com sua equipe de segurança nacional para tratar do assunto. De acordo com os EUA, o apoio americano ao aliado no Oriente Médio é “inflexível”.
“Os Estados Unidos estarão com o povo israelense e vão apoiar sua defesa contra os ataques do Irã”, informou um porta-voz americano.
______
Em seguida, leia também:
- Milei anuncia fim de namoro com Fátima Flórez
- Homem tenta aliciar criança de 9 anos e toma surra de vizinhos
- Lula veta fim das saidinhas de presos para visitar familiares