InícioLei e governoIndependência: feriado marcado por bronca com militares e vazio nas ruas

Independência: feriado marcado por bronca com militares e vazio nas ruas

Publicado

Independência
Comandante do Exército bate continência para o petista Lula da Silva. Imagem: Reprodução da TV Brasil.

O feriado da Independência de 2023 foi marcado por protestos contra militares nas redes sociais e vazio nas celebrações públicas. O tradicional desfile de 07 de setembro em Brasília recebeu apenas autoridades, servidores públicos e poucos cidadãos, ao contrário dos anos anteriores.

PROTESTOS NAS REDES

Desde o início do ano de 2023, grande parte da sociedade brasileira tem demonstrado insatisfação com as Forças Armadas nas redes sociais. Um dos alvos preferidos é a conta do Exército Brasileiro no Instagram. A situação chegou a obrigar o Exército a fechar a conta por um período, mas em março a restrição foi retirada.

A situação preocupou os oficiais. A uma reportagem da CNN Brasil, uma fonte militar da emissora disse: “Estamos num momento de reconstrução da imagem das Forças Armadas. É claro que esse tipo de coisa aborrece. Somos alvo de enorme pancadaria. Mas vamos seguir sempre dentro da legalidade. Isso é choro de perdedor”.

Contudo, apesar da tentativa do Exército de melhorar sua imagem, nesta quinta-feira (07/09), data em que se relembra a Independência do Brasil, declarada pelo então Príncipe Dom Pedro, os internautas protestaram fortemente.

Nos comentários de uma postagem do Instagram neste feriado, o clima de revolta imperou. A parcela da sociedade insatisfeita com as forças militares protestam com o intuito de registrar insatisfação pela resignação dos oficiais com o retorno de Lula da Silva à Presidência pouco tempo depois de deixar a cadeia.

Não há publicação do Exército que não apresentem protestos, sobretudo chamando os generais de “melancias”. A expressão significa ser é “verde” por fora, mas “vermelho” por dentro, sendo o verde a cor da farda e o vermelho a cor do socialismo/comunismo.

Além disso, para os internautas, os militares desperdiçam dinheiro público e deixaram o país ser “tomado” por “inimigos da pátria”.

PUBLICAÇÃO SOBRE A INDEPENDÊNCIA
Independência
Imagem: Instagram.

Em uma publicação no Instagram, o Exército rendeu homenagem e relembrou o cenário que levou à declaração de Independência:

“7 de setembro: uma data de destaque na história nacional e que desperta, em cada brasileiro, o orgulho comum aos povos livres. Mas o dia que celebra a independência do nosso país é também uma oportunidade para relembrarmos que todo o processo de libertação foi uma conquista árdua, com a participação decisiva do Exército Brasileiro. São vários os fatos que confirmam que a abnegação, a liderança e a coesão dos integrantes da Força foram determinantes para a consolidação da autonomia do País.

A independência brasileira foi o resultado de diversas ações políticas, sociais e econômicas, que culminaram com o retorno de Dom João VI a Portugal e com a regência de Dom Pedro no Brasil. Com apoio das elites políticas locais, o príncipe regente permaneceu no Brasil, rompeu os laços com as Cortes de Lisboa e liderou o Exército na conquista da soberania brasileira. O processo de independência, porém, vai muito além do 7 de setembro. Tropas e cidadãos portugueses presentes no Brasil continuaram a lutar por Portugal. Assim, foram prolongados os conflitos, com dissidências, batalhas e perda de vidas.

“Apesar de o momento histórico ser simbolizado pela data de 7 de setembro de 1822, diferentes batalhas ocorreram em solo pátrio até 1823. A coesão, a liderança, os valores e a ética dos militares do Exército Brasileiro colaboraram para a vitória nas batalhas pela Independência. Com essa mesma determinação, o Exército segue no enfrentamento aos desafios da atualidade.

Ao longo desses 201 anos de Independência, o profissionalismo, a eficiência operacional e o permanente estado de prontidão do Exército Brasileiro, como instituição de Estado, têm sido decisivos para o fortalecimento da nossa soberania”, diz a publicação do Exército.

POST SOBRE A INDEPENDÊNCIA TEVE PROTESTOS AINDA MAIS DUROS

Apesar de já habituais, os comentários indignados dos internautas foram um tom acima neste dia 07 de setembro.

Dia de luto pela queda moral dessa instituição”, disse um internauta. “Tira essa farda, vocês são moleques”, xingou outro.

Marcha solda, cabeça de papel/ Tem que prender velhinha na frente do quartel/ Dinossauro gritou, polícia deu sinal/ Amassa, pisa e cospe na bandeira nacional”, ironizou um cidadão.

Um comentário ainda lembrou do patrono do Exército: “Duque de Caxias deve revirar no túmulo”.

BRASÍLIA VAZIA
Imagem: Reprodução da TV Brasil.

O tradicional desfile da Independência em Brasília foi marcado pela ausência de participação popular. O petista Lula e sua mulher desfilaram em carro aberto, mas não havia para quem acenar. Rosângela da Silva, conhecida como Janja, usava um vestido na cor vermelha.

O petista, os comandantes das três forças e o ministro da Defesa posaram juntos para fotos de mãos dadas. Imagem: Reprodução da TV Brasil.
“FIQUE EM CASA” E DOAÇÃO DE SANGUE

Apesar de, nos anos anteriores, terem tomado as ruas das capitais, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro adotaram postura diferente neste feriado da Independência. O apelo dos conservadores foi para que a população permanecesse em casa.

Imagem: Instagram.

Além disso, lideranças próximas a Bolsonaro como seu filho Flávio e o deputado Hélio Negão fizeram apelos à sociedade para que celebrasse a data com um ato de amor ao próximo. Uma campanha pela doação de sangue pelo Brasil e pelos brasileiros foi a convocação de 2023.

Imagem: Instagram.


______

Leia também em seguida:

Invasão do Capitólio: líder é condenado a 22 anos

Jarbas Vasconcelos renuncia

Últimos Artigos

Confusão na UPA de Comendador Soares: Homem Ameaça e Agride Pacientes em Nova Iguaçu

Na noite desta quarta-feira (20/11), uma confusão na UPA de Comendador Soares, localizada em...

Mauro Cid prestará novo depoimento nesta semana

O tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de Ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, prestará...

Morre Agnaldo Rayol

O cantor Agnaldo Rayol morreu nesta segunda-feira (04/11) aos 86 anos. Rayol sofreu uma...

Tribunal do Juri condena assassinos de Anderson Gomes e Marielle Franco

O 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou nesta quinta-feira (31/10) os...

Mais notícias

Confusão na UPA de Comendador Soares: Homem Ameaça e Agride Pacientes em Nova Iguaçu

Na noite desta quarta-feira (20/11), uma confusão na UPA de Comendador Soares, localizada em...

Mauro Cid prestará novo depoimento nesta semana

O tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de Ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, prestará...

Morre Agnaldo Rayol

O cantor Agnaldo Rayol morreu nesta segunda-feira (04/11) aos 86 anos. Rayol sofreu uma...