InícioLei e governoBrasilGoverno Federal fará intervenção com militares através de GLO no RJ e...

Governo Federal fará intervenção com militares através de GLO no RJ e SP

Publicado

Ao lado de Flávio Dino (Justiça) e José Múcio (Defesa), Lula anunciou nesta quarta (1º/11) a aplicação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A intervenção dos militares ocorrerá aeroportos do Galeão (RJ), Guarulhos (SP) e nos portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Itaguaí (RJ). A medida, que terá vigência até maio de 2024, permitirá que as Forças Armadas atuem diretamente nos locais, em colaboração com a Polícia Federal.

Na semana passada, durante um café com jornalistas, Lula afirmou que não usaria a GLO contra o crime organizado no RJ e SP. Menos de uma semana depois de garantir que não haveria intervenção das Forças Armadas, Lula faz este anúncio em que se contradiz.

FAVELAS E COMUNIDADES NÃO TERÃO INTERVENÇÃO

Contudo, o ministro Flávio Dino tentou contornar afirmando que a GLO assinada por Lula se aplica apenas a áreas sob jurisdição do governo federal. Não haverá ação em áreas urbanas, como bairros, comunidades e favelas.

Além disso, Dino salientou que a intenção do governo federal não substituirá as polícias estaduais. Ele ainda confirmou que as Forças Armadas terão autoridade policial nos portos e aeroportos.

O ministro da Defesa, José Múcio, acrescentou que as operações em locais como aeroportos tinham limitações anteriormente, mas agora as Forças Armadas e a Aeronáutica têm maior poder de atuação, incluindo a inspeção de bagagens nos aeroportos.

Em um prazo de 90 dias, o Ministério da Justiça deverá enviar um relatório à Casa Civil com as necessidades das polícias e das Forças Armadas para continuar suas operações em portos, aeroportos e fronteiras. Dino destacou a inovação desse plano, que usa uma GLO específica.

Também haverá reforço na segurança nas regiões de fronteira nos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com envolvimento do Exército, Aeronáutica, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Há previsão de investimentos em equipamentos e pessoal nos próximos meses.

A Marinha, em cooperação com a Polícia Federal, será responsável por garantir a segurança em áreas como a Baía de Guanabara (RJ), Baía de Sepetiba (RJ), acessos marítimos ao Porto de Santos (SP) e o Lago de Itaipu (RJ). Também estão previstos investimentos em equipamentos e pessoal em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

O QUE É A GLO?

A GLO é um instrumento à serviço do Executivo em situações de anormalidade. Assim sendo, ela é usada quando as polícias não conseguem lidar com uma crise.

O anúncio contará com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o comandante do Exército, Tomás Paiva, e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno.

De acordo com Dino, a expansão das Forças Armadas no estado do RJ já estaria em estudo antes do recente episódio na crise de segurança. Na semana passada, ônibus foram incendiados em reação à morte do sobrinho de um miliciano durante uma operação policial. Posteriormente, o governo federal mobilizou a Força Nacional, aumentou o efetivo da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Tanto Dino quanto Lula enfatizaram que não se trata de uma intervenção federal no Rio de Janeiro. O ministro também elogiou o governador fluminense, Cláudio Castro (PL), destacando a posição do presidente de apoiar o estado sem intervenção federal.

_____

Em seguida, leia também:

Servidores convocam paralisação contra Governo Lula por reajuste salarial

Últimos Artigos

Restos mortais do cantor Claudinho desaparecem de cemitério

Os restos mortais do cantor Claudinho (dir. na foto), da famosa dupla Claudinho &...

Fernandez é acusado de agressões contra a ex-mulher

Nesta sexta-feira (09/08), o ex-presidente argentino Alberto Fernandez (esq. foto) foi alvo de uma...

Moraes manda soltar Silvinei Vasques

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu um pedido da...

Morre um dos maiores ídolos da história do Flamengo

Um dos maiores ídolos da história do Flamengo morreu aos 68 anos de idade...

Mais notícias

Restos mortais do cantor Claudinho desaparecem de cemitério

Os restos mortais do cantor Claudinho (dir. na foto), da famosa dupla Claudinho &...

Fernandez é acusado de agressões contra a ex-mulher

Nesta sexta-feira (09/08), o ex-presidente argentino Alberto Fernandez (esq. foto) foi alvo de uma...

Moraes manda soltar Silvinei Vasques

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu um pedido da...