Está tudo embolado na disputa pela cadeira de prefeito de Nova Iguaçu na eleição de 2024. É o que diz a mais nova pesquisa eleitoral divulgada pelo instituto PREFAB a respeito do cenário para a sucessão de Rogério Lisboa.
No cenário estimulado, Clébio Jacaré (União) lidera as preferências com 13,5%, seguido de Dudu Reina (11,2%), candidato do PP. O ex-prefeito Aluísio Gama (7,3%), do PSB, aparece em terceiro com o petista Tuninho da Padaria (7%) na cola. A pré-candidata do partido Novo, Iza Dutra, vem em seguida (2,1%), na frente de Léo Mazzutti (0,7%).
Não sabe e indecisos somam 35,4%. Os votos em branco ou nulos alcançam 22,8%. Considerando a margem de erro, há um empate técnico entre Clébio Jacaré, Dudu Reina, Aluísio Gama e Tuninho da Padaria.
No cenário espontâneo, quando os eleitores não recebem as opções de nomes, 75% dos entrevistados não souberam responder em quem votarão. A indiferença do eleitorado é tamanha que o prefeito da Cidade do Rio, Eduardo Paes, ficou em quarto lugar entre os que citaram um nome no voto espontâneo. Paes é candidato à reeleição, mas em outra cidade, a capital do estado do Rio, não em Nova Iguaçu.
A PREFAB também indagou a respeito da popularidade do prefeito Rogerio Lisboa e apontou que ele é aprovado por 45,8% dos entrevistados. O governador fluminense, Claudio Castro, é aprovado por 27% dos consultados e Lula da Silva por apenas 28,9%.
VEJA OS NÚMEROS DA PREFAB
ESPONTÂNEA
- ROGÉRIO LISBOA – 6,9%
- Dudu Reina – 5,2%
- Clébio Jacaré – 3,9%
- Eduardo Paes – 0,5%
- Tuninho da Padaria – 0,5%
- Aluísio Gama – 0,3%
- Outros – 2,4%
- Branco ou nulo – 5,3%
- Não sabe ou indeciso – 75%
ESTIMULADA
- CLÉBIO JACARÉ – 13,5%
- Dudu Reina – 11,2%
- Aluísio Gama – 7,3%
- Tuninho da Padaria – 7%
- Iza Dutra – 2,1%
- Léo Mazzuti – 0,7%
- Não sabe ou indeciso – 35,4%
- Branco ou Nulo: 22,8%
REJEIÇÃO
- CLÉBIO JACARÉ – 12,8%
- Aluísio Gama – 7,6%
- Tuninho da Padaria – 6,9%
- Dudu Reina – 5,1%
- Iza Dutra – 3,6%
- Léo Mazzuti – 3%
- Não rejeito nenhum – 19,9%
- Não sabe ou indeciso: 41,1%%
INSATISFAÇÃO COM SEGURANÇA E SAÚDE NO MUNICÍPIO
Ainda de acordo com a pesquisa, a Segurança Pública é o aspecto que mais preocupa os moradores de Nova Iguaçu. 33,2% dos entrevistados apontaram a insegurança como o problema mais grave da cidade. Em segundo lugar, vem a Saúde, maior preocupação para 15,1% dos moradores.
A pesquisa PREFAB Future ouviu 1.016 entrevistados entre os dias 1º e 04 de julho. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais. O registro da pesquisa no TSE tem o número de 03729/2024.
PESQUISA QUAEST DIVULGADA MÊS PASSADO TINHA PROBLEMAS
O instituto Quaest também divulgou uma pesquisa recente sobre o cenário pré-eleitoral de Nova Iguaçu. Contudo, o instituto só colocou o nome de três dos seis pé-candidatos até agora anunciados, não avaliando o cenário real para a sucessão iguaçuana.