O chanceler Carlos França disse nesta quinta (06/05) que não é verdade que problemas políticos com a República Popular da China estejam atrapalhando a produção de vacinas no Brasil.
Em audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, o ministro das relações exteriores disse: “Eu quero dizer que eu acho que não há hoje nenhum problema político, que nessa questão permeie ou atrapalhe essa, a nossa produção de vacinas aqui, né?”.
França ainda completou: “O embaixador da China no Brasil, com quem tenho muito boa relação, ele outro dia recordava que 80% do IFA exportado pela China vem para o Brasil, ou seja, de cada 100 litros de IFA exportado[s] pela China, 80 são destinados ao Brasil. Eu acho que isso dá medida da importância estratégica que a relação tem, não só da importância que a China tem para o Brasil, mas eu sempre gosto de dizer também, da importância que o Brasil tem para a China, né. Somos grandes parceiros e não há razão para que deixemos de sê-lo”.
Na manhã de hoje, o Instituto Butantan, do Governo do Estado de São Paulo, informou que as declarações do Presidente Jair Bolsonaro sobre uma guerra biológica por trás da pandemia do novo coronavírus estão afetando a importação de insumos para a fabricação de vacinas contra a covid-19.
____________
DA REDAÇÃO do Nova Iguaçu 24h.
_____________
Leia outras notícias do Nova Iguaçu 24h:
Em ato falho, Barroso diz que voto impresso pode revelar inconsistências e gerar judicialização
Bolsonaro descarta Aliança Pelo Brasil e fala sobre novo partido