A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, em segundo turno, nesta sexta-feira (05/08), por 23 votos a 7, a cassação do mandato do vereador Renato Freitas (PT). Na quinta-feira (04/08), ele já havia sido cassado em primeiro turno por quebrar o decoro parlamentar ao liderar uma invasão a uma igreja do centro histórico da capital paranaense, no mês de fevereiro.
Renato Freitas conseguiu a proeza de ser cassado duas vezes pelo mesmo motivo. Ele já havia sido cassado uma vez em junho, por 25 votos a 5, mas a decisão foi suspensa por uma intervenção do Judiciário no Poder Legislativo, sob alegação de um suposto desrespeito ao processo de tramitação na Câmara.
Na ocasião, a Justiça entendeu que o vereador não teria sido avisado com 24 horas de antecedência da sessão, período mínimo para garantir o comparecimento do réu à audiência. Diante da ação judicial sobre a decisão soberana dos vereadores, a Câmara abriu novo processo e cassou novamente o invasor de igreja, que impediu uma missa que se realizava com público majoritariamente de idosos.