Os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) concordaram nesta terça-feira (07/06) com a aprovação de uma lei que obriga os fabricantes de smartphones e tablets a padronizar o conector USB-C a partir de 2024 na área da União Europeia.
A UE acredita que um modelo de cabo padronizado para todos os aparelhos reduzirá o lixo eletrônico no continente.
A Apple, desenvolvedora do iPhone, afirma que o carregador de tamanho único poderá desacelerar a inovação e criar ainda mais poluição. Além disso, a imposição da padronização tem potencial para afetar todo o mercado global de smartphones.
A UE tem uma população de cerca de 450 milhões de pessoas, entre as quais, alguns dos consumidores de maior poder aquisitivo do planeta.
Atualmente, os consumidores têm de escolher entre três tipos de carregadores: o chamado “Lightning” para os aparelhos da Apple; o micro-USB, utilizado na grande maioria dos demais smartphones, e o novo USB-C, que tem sido cada vez mais usado pelos europeus.
Isso é resultado de uma simplificação adotada em 2009. Até então, dezenas de tipos diferentes de carregadores eram vendidos juntamente com os aparelhos, o que resultava no acúmulo de lixo eletrônico quando os consumidores trocavam de smartphones.