O início de um novo ano é uma janela de esperança. O ano civil é um ciclo razoavelmente longo para que nos proporcione a sensação de alívio pelo fim de um período e o início de outro. Muita coisa se baseia no ciclo anual e, de fato, o 1° dia de janeiro é um reinício.
É por essa razão que, habitualmente, muitas pessoas tomam algumas resoluções de ano novo a cada final de dezembro. Contudo, não é menos costumeiro que, ao longo do caminho abandonemos as metas. Para ajudá-los a quebrar essa rotina de desistência pelo caminho, o Nova Iguaçu 24h traz dez dicas para que você tome suas resoluções e as execute com método, persistência e eficiência.
SEJA REALISTA
A maneira mais segura de não alcançar seu objetivo (alimentar, financeiro, espiritual, intelectual, etc.) é torná-lo inatingível. Por exemplo, decidir NUNCA mais comer sua comida favorita é fazer um compromisso com o fracasso. Em vez disso, lute por uma meta que seja alcançável. Tomando o e exemplo da comida favorita, traçando a meta de evitá-la com maior frequência do que agora, porém sem bani-la.
PLANEJE COM TRANQUILIDADE
Não tome todas as suas decisões na véspera de Ano Novo. Se você tiver pressa para planejar um ano inteiro, se baseará na sua mentalidade daquele dia específico. Ao invés disso, comece agora, mas dê os retoques finais nos próximos dias.
ESBOCE SEU PLANO
Planeje como você lidará com a vontade de faltar à academia ou de comer aquele pedaço de bolo que engorda. Existem muitos meios: você pode adiar sempre para o dia seguinte o atendimento dessa vontade, pode pedir ajuda a Deus em oração ou dialogar com você mesmo lembrando de como o seu “mau comportamento” afetará seu objetivo.
FAÇA UMA LISTA DE METAS ALCANÇÁVEIS
Pode ser útil ver uma lista de itens no papel para manter sua motivação forte. Desenvolva esta lista ao longo do tempo e peça a outras pessoas que contribuam para ela. Mantenha sua lista com você e consulte-a quando precisar de ajuda para manter sua determinação.
FALE SOBRE ISSO
Não mantenha suas resoluções em segredo. Diga a amigos e familiares, que estarão próximos de você ao longo do ano para apoiar sua decisão de mudar para melhor ou melhorar sua saúde. O melhor cenário é encontrar uma pessoa específica que compartilhe uma meta com você e, assim, vocês se motivem um ao outro.
RECOMPENSE-SE
Isso não significa que você pode comer uma caixa inteira de chocolates se sua resolução for seguir uma dieta melhor. Em vez disso, comemore seu sucesso presenteando-se com algo de que você goste, mas que não contradiga sua resolução. Se você tem cumprido sua promessa de comer melhor, por exemplo, recompense-se com novas roupas de ginástica ou faça um passeio que te agrade.
ACOMPANHE SEU PROGRESSO
Acompanhe cada pequeno sucesso. Metas de curto prazo são mais fáceis de manter e cada pequena conquista ajudará a mantê-lo motivado. Em vez de se concentrar em perder 30 quilos, concentre-se em perder os primeiros cinco. Mantenha um diário para ajudá-lo a se manter no caminho certo e recompense-se por cada cinco quilos perdidos.
NÃO SE DESESPERE
Ficar obcecado com escorregões ocasionais não o ajudará a atingir seu objetivo. Faça o melhor que puder a cada dia e viva um dia de cada vez. E, se falhar por um período, comprometa-se a recomeçar imediatamente.
PERSISTA ATÉ O NOVO HÁBITO SE CONSOLIDAR
Os especialistas dizem que leva cerca de 21 dias para que uma nova atividade se torne um hábito e seis meses para que se torne parte da sua personalidade. Isso não acontecerá da noite para o dia, então seja persistente e paciente!
CONTINUE TENTANDO
Se chegou meados de fevereiro e você sentiu que perdeu o fôlego para manter sua resolução, não se desespere. Comece de novo! Recomprometa-se por 24 horas. Você pode fazer qualquer coisa por 24 horas. Os incrementos de 24 horas logo se complementarão e, antes que você perceba, você estará de volta aos trilhos.
E aí? Quais são os seus objetivos de ano novo? Comece agora a partir dessas dicas. Não deixe pra depois.
______
Em seguida, leia também:
Passagens aéreas aumentam mais de 80% em 4 meses