A Petrobras (PETR3, PETR4) anunciou nesta terça-feira (15/08) o aumento da gasolina e do diesel vendidos a distribuidoras. A gasolina teve um aumento de 16,3%, passando a ser vendida a 2,93 reais por litro na refinaria. Já o diesel teve um aumento de 25,8%, chegando a 3,80 reais por litro.
A Petrobras explicou que a estratégia comercial atual incorporou parâmetros que refletem as melhores condições de refino e logística da empresa na determinação de seus preços. Isso permitiu inicialmente uma redução nos preços e posteriormente estabilidade, mas a consolidação dos preços internacionais em outro patamar e a necessidade de equilibrar o mercado levaram à necessidade de ajustes de preços.
O Brasil depende de importações de derivados de petróleo, e é importante que os preços estejam equilibrados para não inviabilizar as importações de terceiros.
Com esse aumento, a Petrobras busca adequar os preços dos combustíveis aos valores praticados no mercado internacional, que tiveram uma alta recente devido ao aumento das cotações do petróleo.
DIESEL EM RISCO DE FALTA
Na última semana, transportadores denunciaram a falta de diesel em algumas regiões do Brasil. A nova política de preços da Petrobras adotada pelo Governo Lula seria o motivo para a falta.
O aumento do preço do diesel poderá diminuir a demanda e regular a oferta no mercado interno.
ALTA NAS AÇÕES DA PETROBRAS
O anúncio do aumento da gasolina e do diesel levou a uma forte alta nas ações da Petrobras na manhã desta terça-feira (15/08). A alta ultrapassou os 4% logo na abertura da Bolsa.