Durante as celebrações da Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo neste domingo (09/04), o Papa Francisco condenou a repressão da ditadura socialista da Nicarágua. O regime comandado pelo ditador Daniel Ortega tem perseguido duramente os cristãos daquele país.
O pontífice enviou uma mensagem aos fiéis da Nicarágua, que celebram a Semana Santa “em circunstâncias particulares” e recordou “aqueles que estão impedidos de professar livre e publicamente sua fé”, em referência ao regime do ditador, que é apoiado no Brasil pelo petista Lula.
Os fiéis cristãos da Nicarágua celebraram a tradicional via-crúcis dentro das igrejas, temendo a punição por professar a fé em Jesus Cristo publicamente.
O papa também expressou a sua preocupação com a violência nos últimos dias em Israel e na Palestina e apelou ainda à paz na Ucrânia durante a sua mensagem de Páscoa, na Basílica de São Pedro.
“Neste dia, confiamos a ti, Senhor, a cidade de Jerusalém, a primeira testemunha da tua ressurreição. Expresso a minha profunda preocupação pelos atentados destes últimos dias, que ameaçam o desejado clima de confiança e respeito recíproco, necessário para retomar diálogo entre israelitas e palestinianos, para que a paz reine na Cidade Santa e em toda a região“, disse o papa Francisco.