Enquanto no verão do Brasil a sensação de calor já chegou a 54 graus e costumamos dizer que estamos fritando ovo no asfalto, na cidade de Mohe, no norte da China, bem perto da fronteira com a Rússia, o ovo está congelando ao sair da casca. Mohe atingiu no domingo (22/01) o recorde de temperatura negativa, com os termômetros a marcando -53 graus centígrados.
A região em que fica Mohe já é conhecida como o Polo Norte chinês, Desta vez, porém, superou tudo aquilo que era conhecido, pois segundo o Gabinete Meteorológico de Heilongjiang, foi batida a anterior mínima registada de -52,3ºC, que ocorreu em 1969.
Para que se tenha uma ideia do tamanho do frio tem em Mohe, a estação de televisão chinesa CCTV emitiu uma reportagem onde um ovo é aberto numa pá, verificando-se que em poucos segundos fica congelado.
Assista:
A temperatura agora registrada em Mohe não é, no entanto, a mais baixa já registrada naquele país, pois, segundo a imprensa, o recorde foi atingido em 2009 na cidade de Genhe, também no norte do território, onde os termômetros atingiram na ocasião os -59°C.
No último domingo, em Yakutia, cidade russa vizinha de Mohe, foram atingidos os -62,7ºC, o valor mais baixo dos últimos 20 anos. A russa Yakutia é considerada a cidade mais fria do mundo.