Autoridades procuram ao menos 20 pessoas que caíram de uma ponte em seguida ao desabamento da ponte Francis Scott Key, em Baltimore, nos Estados Unidos. A ponte ruiu posteriormente à colisão de um navio, informaram as autoridades.
“Sabemos que há até 20 pessoas no rio Patapsco neste momento, bem como vários veículos”, disse Kevin Cartwright, do Corpo de Bombeiros de Baltimore, ao canal americano CNN.
As pessoas desaparecidas são passageiros dos automóveis que atravessavam a ponte quando um cargueiro bateu em um dos pilares centrais, destruindo-o completamente.
As baixas temperaturas (por volta dos 9 graus) podem colocar em risco a vida das pessoas que cairam, devido ao risco de hipotermia.
“Todas as faixas de rodagem de acesso estão fechadas em ambas as direções devido a um acidente na ponte” Francis Scott Key. “O tráfego está a ser desviado”, publicou a Autoridade de Transportes do estado de Maryland, no X.
O responsável pela autoridade municipal, Brandon M. Scott, e o responsável da região de Baltimore, Johnny Olszewski Jr., disseram que o pessoal de emergência está concentrando esforços de socorro no caso.
NAVIO SEGUIA PARA O SRI LANKA
A Guarda Costeira recebeu um aviso sobre o impacto às 01:27h (02:27h no horário de Brasília). O navio de carga tem bandeira da Singapura e comprimento de cerca de 289 metros, de acordo com um suboficial da Guarda Costeira, Matthew West, em declarações ao jornal ‘The New York Times’ (NYT). O navio tinha como destino Colombo, no Sri Lanka.
Nenhum membro da tripulação ficou ferido, de acordo com o comunicado da empresa Grace Ocean, proprietária da embarcação. Ainda não se sabe a causa da colisão e os proprietários do navio cooperam com as autoridades norte-americanas.
VEÍCULOS TRAFEGAVAM NO MOMENTO DA COLISÃO
No momento da colisão, vários veículos trafegavam na ponte, incluindo um do tamanho de um trator-reboque.
“O nosso objetivo neste momento é tentar resgatar e recuperar estas pessoas”, disse Cartwright, acrescentando ser muito cedo para saber quantas pessoas foram afetadas.
As autoridades classificam o acidente como um “evento de vítimas em massa em desenvolvimento”.
Cartwright disse que parecia haver “alguma carga ou retentores pendurados na ponte”, criando condições inseguras e instáveis, e que as equipes de emergência operam com prudência.
“Esta é uma emergência terrível”, completou.
Com 1,6 quilômetros de comprimento, a ponte está em operação desde 1977.
Veja o vídeo do momento que a ponte ruiu:
_____