O cantor MC Marcinho faleceu aos 45 anos neste sábado (26/08). Ele era lembrado pelos sucessos Glamurosa e Rap do Solitário. O cantor tinha problemas cardíacos e estava internado desde 27 de junho no Hospital Copa D’Or, no Rio.
De acordo com nota do Hospital Copa D’Or nesta manhã, confirmou-se o falecimento de Marcio André Nepomuceno Garcia às 9h10 deste sábado, devido à falência múltipla de órgãos. O hospital expressou solidariedade à família e amigos pela perda irreparável.
MC Marcinho, submetido à intubação, chegou a entrar na lista de espera para transplante de coração e rins. Posteriormente desenvolveu uma infecção grave e, conforme as regras do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), saiu da lista.
O cantor deixa quatro filhos: Mateus, de 25 anos, Marcelly, de 24 anos, Marcelo, de 23 anos, Sara, de 23 anos, e Marcio André, o Marcinho, de 17 anos.
INTERNAÇÕES E AGRAVAMENTO DA DOENÇA
Marcio André Nepomuceno Garcia, nome real do funkeiro, foi internado no hospital com problemas no marca-passo, que foi implantado em 2021. Seu estado piorou e ele precisou receber um coração artificial para auxiliar na circulação sanguínea. Além disso, ele sofria de diabetes e doença renal.
O cantor enfrentou vários problemas de saúde ao longo dos anos. Em 2006, ele sofreu um grave acidente de carro que quase resultou na amputação de sua perna. Em 2019, teve um princípio de infarto e precisou ser hospitalizado. No ano de 2020, veio a internação com COVID-19. Em janeiro de 2021, voltou pro hospital devido a uma inflamação severa nos ossos causada por uma infecção bacteriana no pé esquerdo, o que o levou ao coma e três meses de internação com problemas pulmonares.
Posteriormente, em agosto de 2021, MC Marcinho colocou um marca-passo para regular seus batimentos cardíacos, devido a problemas coronarianos. No entanto, ele continuou em tratamento e, em março deste ano, precisou passar por um novo procedimento cirúrgico devido a um edema pulmonar.
Posteriormente, em maio passado, ele apareceu nas redes sociais mencionando a dificuldade de sua recuperação após o último procedimento cardíaco. O cantor, visivelmente debilitado, afirmou que estava tocando seus projetos pouco a pouco e que viriam grandes projetos no futuro.
Três dias antes de ser internado, em 27 de junho, Marcinho e sua ex-esposa, Kelly Garcia, anunciaram o fim de seu casamento de 20 anos. O divórcio finalizou-se em 20 de agosto, enquanto o cantor já estava intubado. Contudo, Kelly afirmou em suas redes sociais que estava rezando por ele e pediu apoio em orações.
FILHO DA BAIXADA FLUMINENSE
Nascido em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Marcinho era filho de Francisco, compositor de blocos carnavalescos que posteriormente se tornaram a Grande Rio. O cantor começou sua carreira em festivais quando ainda era adolescente. Inicialmente, aos 20 anos, lançou o álbum Porque Te Amo (1997), com MC Cacau, e se estabeleceu como uma figura influente no funk melody com sucessos como Princesa e Rap da Solidão. Em 2001, surgia a música Glamourosa, que até hoje é um sucesso com o refrão “Glamourosa, rainha do funk / Poderosa, olhar de diamantes”.
Marcinho lançou sete CDs e dois DVDs ao longo de sua carreira. Uma difícil nos anos 2000 desafiou o cantor, quando o estilo de funk melody perdeu espaço para outros estilos de funk. Com o intuito de encontrar outras formas de sustento, chegou a trabalhar na administração de um hospital nas horas vagas. No entanto, acabou sendo demitido por causa da agitação causada pelas pessoas que o reconheciam e queriam tirar fotos com ele. MC Marcinho revelou que houve dois momentos em sua carreira em que ele, de fato, pensou em desistir.
Sempre usando seus óculos escuros inconfundíveis, Marcinho adorava cantar músicas de amor. Além disso, gostava de dar conselhos aos fãs sobre o assunto em suas redes sociais.
_____
Em seguida, leia também:
- Governo Lula veta fornecimento de uniforme aos estudantes
- Procedimento estético muda visual de Bolsonaro
- Site esquerdista do Brasil financiado pela China, diz NYT