Morreu na madrugada desta segunda-feira (09/10), Dom Mauro Morelli. Ele foi o primeiro bispo da Diocese de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Dom Mauro estava internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte (MG), em razão de complicações inerentes à idade avançada. Ele estava com 88 anos.
VIDA E SACERDÓCIO
Dom Mauro Morelli nasceu em Avanhandava (SP) e cresceu em Penápolis. Era filho de Eduardo Morelli e Rosa Gomes. Seu percurso acadêmico incluiu estudos de Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, no Rio Grande do Sul, e de Teologia na Saint Mary’s Seminary and University, em Baltimore (EUA). Lá, foi ordenado diácono em 3 de junho de 1964 e, posteriormente, presbítero em 28 de abril de 1965.
Como padre, Dom Mauro foi Vigário Paroquial de São João Batista, Rio Claro-SP (1966-1974); Vigário Episcopal, Região de Rio Claro – Diocese de Piracicaba-SP (1967-1974); Secretário Regional da C.E.R. Sul 1 – CNBB (1971-1975).
Exercendo o episcopado, desempenhou diversas funções. Foi bispo auxiliar de São Paulo, SP, e Vigário Geral da Arquidiocese de São Paulo, SP (1975-1981). Também foi membro da Comissão Representativa do Regional Sul 1 – CNBB (1975-1981) e da Comissão Representativa da CNBB (1975-1981).
BISPO DE DUQUE DE CAXIAS
Em 25 de maio de 1981, Dom Mauro foi nomeado pelo Papa São João Paulo II como o primeiro bispo da então recém-criada Diocese de Duque de Caxias (RJ). Durante os 24 anos que serviu como bispo desta diocese, deixou um legado significativo. Dentre ele, a realização do primeiro sínodo diocesano, que lançou as bases para as Diretrizes Pastorais em diversos campos da vida eclesia. Ademais, implementou o plano de Comunhão de Bens e a fundação de novas comunidades. Além disso, promoveu grandes assembleias do Povo de Deus, como a Romaria do Pilar, que no próximo dia 12 de outubro, celebramos a sua 40ª edição.
Sua renúncia ao Governo Diocesano foi aceita em 30 de março de 2005, pelo Papa São João Paulo II, tornando-se, dessa forma, bispo emérito.
PREOCUPAÇÃO COM O SOCIAL
Dom Mauro Morelli foi um expoente na luta contra fome e a desnutrição materno-infantil no Brasil. Foi responsável por projeto como o Fome Zero e da Ação da Cidadania contra a Fome junto com Hebert de Souza, o Betinho. Além disso, foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU.
Dom Mauro é autor dos livros “Como Fazer nova a República” e “Amanhecer do novo”.
Ainda não há informações sobre velório e enterro de Dom Mauro Morelli.