Morreu nesta quinta-feira (29/06) o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, aos 86 anos. Ele estava internado em estado grave no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG).
Alysson Paolinelli nasceu em Bambuí (MG) em 1936. Engenheiro agrônomo, ele foi nomeado ministro da Agricultura em 1974 e exerceu a função até 1979, durante todo o mandato de Ernesto Geisel. Sua contribuição ao agronegócio foi decisiva para que o Brasil chegasse à condição de celeiro do mundo.
Paolinelli também foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e ocupou a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais em três oportunidades – durante as gestões de Rondon Pacheco, Hélio Garcia e Eduardo Azeredo.
Alysson deixa a esposa, Marisa Gonzaga. Ele ficou conhecido como “patrono da agricultura tropical”.
O governo de Minas Gerais divulgou uma nota de pesar pela morte do professor, engenheiro e ex-ministro. Diz que ele deixa um “imenso legado para a agricultura do Brasil e do mundo“.
O governo federal também divulgou uma nota de pesar. “A contribuição de Paolinelli para a agropecuária e para o Brasil eternizam sua existência e fazem renascer a cada dia seu espírito inovador”, lamentou o ministro Carlos Fávaro.