O Presidente da República Jair Bolsonaro demitiu o ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira (11/05). Bento Albuquerque (foto) foi exonerado e será substituído por Adolfo Sachsida, que deixa a Assessoria Especial de Estudos Econômicos do Ministério da Economia. As informações estão publicadas na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União (DOU).
Na última quinta-feira (05/05), durante sua live semanal, Bolsonaro citou Bento Albuquerque e o presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, ao criticar o preço do diesel e reclamar da política de preços da Petrobras. A estatal é ligada ao Ministério das Minas e Energia.
“Vocês não podem, Ministro Bento Albuquerque e senhor José Mauro, da Petrobras, não podem aumentar o preço do diesel. Não estou apelando, estou fazendo uma constatação levando-se em conta o lucro abusivo que vocês têm. Vocês não podem quebrar o Brasil”, criticou o presidente.
Bolsonaro também classificou o lucro da Petrobras de “estupro”. No início da semana, a estatal anunciou um aumento de 8,8% no preço do diesel para distribuidoras. O reajuste entrou em vigor nessa terça (10/05).