Na enchente que destruiu sua casa em Roca Sales (RS), a idosa de 99 anos, Elma Berger de Souza, sobreviveu ao se agarrar a um parreiral por oito horas. A cidade, uma das mais afetadas pelo ciclone no estado, registrava 14 mortos e 4 desaparecidos nesta sexta-feira (08/09).
Elma e sua cuidadora foram levadas pela força da enxurrada que invadiu a residência. Os familiares não puderam ir até o local devido à cidade estar submersa. Contudo, ao entrarem em contato com um casal vizinho, souberam que elas gritavam por socorro.
Pessoas que passavam de barco resgataram ad duas mulheres. Um helicóptero encaminhou a idosa de 99 anos para o Hospital São Camilo em Encantado, pois o hospital de Roca Sales fora destruído pelas enchentes.
De acordo com Rachel, a sobrinha-neta de Elma, a alta da idosa estava prevista para esta sexta-feira (08/09).
Além disso, o prefeito Amilton Fontana (MDB) confirmou o resgate e explicou que a transferência se impôs devido aos efeitos das enchentes na unidade.
Os 12 pacientes internados na noite de segunda-feira (04/09) foram para outros hospitais da região. Ainda de acordo com Fontana, os idosos foram as principais vítimas das enchentes, e muitos, como Elma, precisaram de resgate.
Dentre eles, um idoso de 91 anos conectado a um aparelho de oxigênio quando a casa sofreu a invasão das águas. Felizmente, o socorro chegou a tempo, quando o ar estava quase esgotado.
______
Leia também em seguida:
- Saques da poupança superam depósitos em agosto e ampliam saldo negativo de 2023
- Metralhadora de multas é nova arma de agentes de trânsito