O Ministério da Justiça do Governo Lula reclassificou a recomendação de idade para os seriados “Chaves” e “Chapolin”, atualmente em exibição pelo SBT em horário nobre. A decisão do governo petista foi publicada nesta sexta-feira (27/12) no Diário Oficial da União.
Para o Governo, “Chaves” só é recomendável para maiores de 10 anos devido a “drogas lícitas e violência fantasiosa”. Já os episódios de “Chapolin” só devem ser assistidos por maiores de 12 anos, sob a alegação de haver “drogas lícitas e violência” na obra.
Em razão dessa reclassificação, o Governo Lula recomenda que “Chapolin” seja transmitido somente após as 20h na TV aberta. Como a série já é exibida às 22h, não importadá em mudança. Os episódios de “Chaves” também continuarão sendo exibidos às 20:45h. Os seriados são duas das principais audiências do SBT.
RECOMENDAÇÃO
A classificação indicativa de idade é feita pelo Ministério da Justiça, mas a mudança nos horários é somente uma recomendação. Uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de 2016 garante às emissoras o direito de decidir os horários de seus programas à classificação.
Chaves e Chapolin, obras que consagraram o ator mexicano Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), retornaram à grade do SBT em dezembro, de de ficarem quatro anos fora do ar. A não-exibição no período se deu por disputas envolvendo direitos autorais, que atrapalharam a transmissão em diversos países.