O Governo Federal prorrogou o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 (ano base 2021), que anteriormente o prazo ia até 29 de abril, para o dia 31 de maio. A instrução normativa da Receita Federal foi publicada no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (05/04).
Também foram prorrogados para maio os prazos relativos à declaração de Imposto de Renda de quem saiu do país e da declaração de espólio. Já as restituições seguirão o cronograma anterior, sem alteração.
Outro benefício criado pelo Governo Bolsonaro foi a ampliação da isenção de Imposto de Renda na venda de imóvel. O assunto pode ser conferido aqui.
O cidadão que tiver imposto a pagar e quiser colocar a 1ª parcela ou a quota única em débito automático no banco pode enviar a declaração do IR 2022 até o dia 10 de maio. Anteriormente o prazo era 10 de abril. Depois do dia 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF.
“A prorrogação visa mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covida-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados“, comunicou a Receita.
Este é o terceiro ano que a Receita também prorroga o prazo de entrega das declarações. Em 2021 o prazo também foi até 31 de maio. Em 2020, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda foi adiado para o dia 30 de junho.