O Google está lançando várias atualizações de pesquisa para dar aos usuários maior controle sobre suas informações pessoais, privacidade e segurança online. Nesta quinta-feira (03/08), a empresa anunciou que está tornando mais fácil encontrar e remover resultados sobre si mesmo, além de atualizar suas políticas em relação a imagens pessoais explícitas.
Uma nova ferramenta disponibilizada é um painel que informará aos usuários se os resultados da web com suas informações de contato estão aparecendo na Pesquisa. Esse painel é baseado na ferramenta “Resultados sobre você” do Google, lançada no ano passado, e torna mais simples solicitar a remoção de resultados de pesquisa que contenham número de telefone, endereço residencial ou e-mail. Com essa nova ferramenta, é possível solicitar a remoção rápida das informações de contato do Google.
Para acessar essa ferramenta no aplicativo do Google, basta clicar na foto da sua conta e selecionar “Resultados sobre você”. Por enquanto, ela está disponível nos Estados Unidos em inglês, mas o Google está trabalhando para expandir sua disponibilidade para outros locais e idiomas em breve.
No início deste ano, o Google introduziu uma proteção para evitar que as pessoas encontrem imagens explícitas inadvertidamente na Pesquisa. Com essa atualização, as imagens explícitas, como conteúdo violento ou adulto, serão automaticamente desfocadas nos resultados da Pesquisa. Essa configuração de desfoque do SafeSearch será lançada globalmente para todos os usuários neste mês. Caso precise, você pode ajustar as configurações e desativar o desfoque, a menos que a configuração tenha sido bloqueada por um responsável ou administrador de rede escolar.
Além disso, a empresa também está facilitando a localização dos controles dos pais diretamente na Pesquisa. Basta digitar uma consulta relevante como “controle dos pais do Google” ou “link da família do Google” para encontrar informações sobre como gerenciar os recursos de controle dos pais.
Embora o Google já permita que os usuários removam imagens explícitas não consensuais da Pesquisa, agora eles também podem remover o conteúdo explícito que eles mesmos enviaram.
Em uma postagem no blog, o Google destacou que há muito tempo existe uma política de remoção de imagens explícitas não consensuais da Pesquisa. Agora, eles estão ampliando essas proteções para permitir que as pessoas removam qualquer uma de suas imagens pessoais e explícitas que não desejem mais que sejam visíveis na Pesquisa. Por exemplo, se você criou e carregou conteúdo explícito em um site, mas o excluiu posteriormente, pode solicitar a remoção desse conteúdo da Pesquisa, caso esteja sendo publicado em outro lugar sem sua aprovação. Vale ressaltar que essa política não se aplica a conteúdos que estejam sendo comercializados no momento.
É importante ressaltar que a remoção de conteúdo da Pesquisa Google não o eliminará da Web ou de outros mecanismos de pesquisa. No entanto, o Google espera que essas mudanças proporcionem aos usuários um maior controle sobre as informações privadas que aparecem nos resultados da Pesquisa.