A escola de samba Grande Rio recebeu o prêmio ”Estandarte de Ouro” do jornal O Globo por seu desfile cujo tema foi ”Exu”. O desfile da escola ocorreu na madrugada deste domingo (24/04) no sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Além da premiação de melhor desfile, o jornal O Globo ainda premiou a Grande Rio com o Estandarte de melhor enredo, ou seja, por ter escolhido o melhor tema dos desfiles de 2022 na opinião dos jurados do jornal.
O Globo ainda de o prêmio de melhor bateria e de melhoro carro abre-alas (prêmio Fernando Pamplona) para a Grande Rio. O carro abre-alas retratava, segundo a escola, “uma grande encruzilhada com barcas de Exu”.
Exu é apontado como uma entidade por religiões de origem africana, como Umbanda e Candomblé. Apesar dos desfiles serem financiados com dinheiro público, a Grande Rio não foi contestada por promover uma forma de culto específica, o que não é permitido que seja feito com apoio do Estado.
A intenção alegada pela escola com o enredo foi de buscar a simpatia das pessoas para esta entidade. “Nosso enredo busca quebrar esses estereótipos negativos que são ligados à figura e ao poder de Exu“, declarou o carnavalesco Gabriel Haddad em entrevista para o portal UOL, do Grupo Folha.
Confira a lista de vencedores por quesito do prêmio Estandarte de Ouro de 2022:
Escola (Desfile): Grande Rio
Bateria: Grande Rio, do mestre Fafá
Ala de passistas: Salgueiro
Fernando Pamplona: Grande Rio, com a alegoria “Fala, Majeté”
Samba-enredo: Mocidade, com “Batuque Ao Caçador”
Enredo: Grande Rio, com “Fala Majeté! Sete Chaves de Exú”
Comissão de frente: Mangueira
Mestre-sala: Sidclei Santos, do Salgueiro
Porta-bandeira: Lucinha, da Portela
Inovação: Viradouro, com a letra do samba-enredo em forma de carta
Personalidade: Carlos Reis, destaque da Portela
Ala: Portela, com a Ala das Damas e a fantasia Tia Ciara
Baianas: Imperatriz
Puxador: Gilsinho, da Portela
Revelação: Wic Tavares, da Unidos da Tijuca