DREX, moeda digital brasileira, é apresentada pelo BC; entenda: O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (07/08) o nome e alguns detalhes do real digital, que recebeu o nome de Drex (imagem acima). O projeto é coordenado pelo analista Fábio Araújo, que destaca a missão principal da nova moeda em aumentar a inclusão bancária no país.
Enquanto o Pix foi criado para tornar os meios de pagamento populares, o Drex tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços financeiros. A intenção é tornar empréstimos, seguros e opções de investimento mais acessíveis.
SIGNIFICA DO NOME
A previsão é que o Drex seja lançado no final de 2024 como a nova moeda digital. O nome é uma combinação das letras “d” e “r” que fazem referência ao Real Digital, o “e” de eletrônico e o “x” que representa modernidade e conexão.
RESPOSTA ÀS CRIPTOMOEDAS
A criação do real digital representa uma resposta dos bancos centrais às criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum. Com a nova moeda, será possível vincular transferências a determinadas condições, permitindo que o dinheiro seja liquidado somente se as condições acordadas forem respeitadas.
TECNOLOGIA
Além disso, a tecnologia também possibilitará substituir o uso do cartão de crédito em transações de compras e assinaturas de serviços de streaming.
O Drex utilizará a tecnologia blockchain, a mesma das criptomoedas, para armazenar todas as informações do sistema. Porém, a rede será monitorada pelo Banco Central para garantir segurança e rastreabilidade.
_____
Leia também:
- Muito além de tirar fotos: outras funções da câmera do iPhone
- Morre Aracy Balabanian
- Poupança já tem saldo negativo de mais de 70 bi em 2023