A senadora Damares Alves (Republicanos/DF) informou por nota, neste sábado (10/06), que votará contra a indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). Zanin é o advogado criminalista de Lula da Silva e foi indicado pelo petista para ocupar a vaga do ministro Ricardo Lewandowski na corte.
Na sua nota à imprensa, Damares disse que “nada, nem ninguém” a fará mudar sua decisão contra Zanin. Para Damares, a indicação feita por Lula fere o princípio constitucinal de impessoalidade, já que o advogado era responsável pela defesa de Lula em ações criminais, inclusive as que o levaram para a cadeia.
Para que a indicação seja aprovada, é necessário que ela passe pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, presidida por Davi Alcolumbre (UNIÃO/AP).
Depois do colegiado, a indicação lulista deveá ser apreciada e votada também pelo plenário do Senado. Desde que foi indicado, o advogado tem visitado senadores para debater a indicação à Suprema Corte.
“Venho informar aos amigos, aos irmãos, aos correligionários e também aos adversários, que nem tentem falar comigo sobre a indicação do Dr. Zanin para o STF. Que fique claro desde já que meu voto será não e nada, nem ninguém, me fará mudar! Por favor, não insistam!”, disse Damares.
A senadora disse que só falará com o indicado antes da votação “se for necessário”, e que uma eventual reunião ocorrerá somente mediante solicitação do Republicanos. “No formato de reunião com a presença dos demais parlamentares e tudo de forma protocolar”, ressaltou.
Ela completou a nota dizendo que, caso o nome de Zanin seja aprovado pelo Senado, ela irá “orar” para que o advogado “se torne um juiz justo e imparcial”.