A empresária Lucia Borges Maggi lidera a nova lista da revista Forbes entre as bilionárias brasileiras. Maggi aparece na frente, inclusive, da dona da Magalu, Luiza Trajano. A rainha brasileira do agronegócio é dona de uma fortuna estimada em 6,9 bilhões de dólares (cerca de 32,3 bilhões de reais). A Amaggi, empresa do clâ paranaense, é a 13ª na lista das 100 maiores empresas do agronegócio no Brasil.
A companhia surgiu com o nome de Sementes Maggi, em 1977, no município de São Miguel do Iguaçu, no Paraná, fundada por Lúcia e seu marido, André. Ao longo das décadas, a companhia se destacou como um dos maiores exportadores de soja do mundo.
Dona Lúcia é acionista principal da empresa e atua ativamente no Conselho de Administração da companhia. Seus negócios se expandiram para o processamento de grãos, comercialização de insumos agrícolas, geração de energia elétrica e operações logísticas. De acordo com a Forbes, além de estar entre as 15 maiores empresas do agronegócio no Brasil, a Amaggi tem uma receita de 23,51 bilhões de reais.
Filho da empresária se destaca na política
O filho de Lúcia Maggi, Blairo Maggi, tem papel de destaque na gestão da empresa. Mas não é apenas nos negócios que Blairo tem trajetória destacada. Blairo já ocupou cargos como o de governador de Mato Grosso por dois mandatos (2003 e 2007), senador e ministro da Agricultura no governo Michel Temer.