O general Thomás Paiva, comandante do Exército nomeado por Lula da Silva, exonerou o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, comandante da 3ª Companhia de Forças Especiais de Manaus do Comando Militar da Amazônia (CMA), do cargo de comando. O Diário Oficial da União (DOU) da edição de quarta (14/02) traz o ato de exoneração.
O tenente-coronel foi um dos citados na investigação da Polícia Federal (PF), que investiga uma suposta tentativa de golpe, chamada de Tempus Veritatis. Realizada na quinta-feira (08/02), foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão envolvendo militares do alto escalão, ministros e ex-assessores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Outro oficial, o tenente-coronel Guilherme Marques de Almeida, também deixou o comando do 1° Batalhão de Operações Psicológicas em Goiânia. O comandante do Exército, general Tomás Paiva, assinou as duas exonerações posteriormente à deflagração da operação.
Hélio Ferreira Lima estava no comando da companhia desde dezembro de 2023.
Ademais, o relatório da PF cita Ferreira Lima como integrante do suposto núcleo de desinformação e ataques ao sistema eleitoral. Dessa forma, ele seria responsável pela produção, divulgação e amplificação de notícias falsas relacionadas às eleições de 2022.
De acordo com as investigações, Hélio seria, ainda, um responsável por estimular cidadãos a seguirem nas manifestações em frente aos quartéis. Além disso, PF cita o agora ex-comandante também como integrante de um suposto “Núcleo Oracional de Apoio às Ações Golpistas”, coordenado pelo ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid. A polícia investiga se ele participava de reuniões de planejamento e da execução de ações de logísticas para a permanência dos acampamentos.
______
Em seguida, leia também:
- Moto G14: Básico, eficiente e barato
- Malafaia afirma que arcará com custo da manifestação do dia 25
- Criança filma tentativa de estupro e abusador é preso
- Segurança Máxima? Presos fogem de unidade federal pela primeira vez na história
- Carro invade emergência hospitalar e deixa um morto e cinco feridos
- Irmã de ex-jogador do Flamengo presa por “golpe do camarote”
- Trio de Ivete Sangalo tem problemas e causa confusão em Salvador
- Bolsonaro faz convocação para evento na Avenida Paulista
- Mais de 450 cartões encontrados com elemento preso em SP
_____