O jogador Wallace Souza, conhecido como “Wallace do Vôlei”, foi punido nesta terça-feira (02/05) pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) devido a uma publicação em uma rede social contra o petista Lula. A punição inicial de 90 dias sem jogos oficiais do COB foi aumentada para cinco anos e a suspensão de atuar pela seleção brasileira foi agravada após o jogador disputar a final da Superliga mesmo suspenso. A suspensão por cinco anos acaba com a carreira profissional do atleta.
O COB também suspendeu a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) por seis meses do sistema do COB e informou o Ministério dos Esportes, Banco do Brasil e TCU sobre a situação, pedindo o cancelamento de qualquer financiamento ou ajuda material à referida Confederação. O Banco do Brasil é uma companhia controlada pelo Governo Federal, chefiado por Lula.
A decisão do COB se fundamenta na alegação de que a CBV teria utilizado artifícios para descumprir a decisão do Comitê, permitindo a inscrição do atleta em um jogo promovido pela entidade. Wallace havia conseguido uma liminar do STJD para jogar as decisões da Superliga, mas o descumprimento da decisão do COB acarretou em graves sanções.
Relembre o caso
O jogador Wallace enfrentou punições após uma publicação infeliz em rede social, embora em inequívoco tom de escárnio, em que indagou em enquete quem daria um tiro de [calibre] 12 na cara do petista Lula da Silva. A publicação foi feita em 31 de janeiro de 2023.
Na ocasião, o atleta compartilhou uma foto em um clube de tiro e abriu uma caixa de perguntas para interagir com seus seguidores. Em uma das perguntas, o usuário perguntou se ele “daria um tiro na cara de Lula com essa 12”, referindo-se a uma espingarda.
Wallace compartilhou a pergunta em uma nova publicação, fazendo uma enquete para descobrir quem realizaria tal ato, acompanhada de uma carinha irônica de anjinho. A resposta registrou maioria a favor da hipótese arguida na enquete. Após o episódio, o atleta já se manifestou arrependido em diversas ocasiões.