Um brasileiro subiu no telhado do Aeroporto de Lisboa nesta segunda-feira (29/01). O indivíduo de cerca de 30 anos demorou sete horas sobre a cobertura do terminal da capital portuguesa. Somente ao final da tarde ele entregou-se às autoridades.
De acordo com a imprensa portuguesa, o alerta foi dado cerca das 10:47h para uma ocorrência na Alameda das Comunidades Portuguesas, em Lisboa, onde se localiza o aeroporto Humberto Delgado.
Ainda de acordo com a imprensa, inicialmente as informações do que se passava com o homem para que subisse à cobertura eram “escassas”..
Por ignorar do que se tratava, a Polícia de Segurança Pública (PSP) criou um grande perímetro de segurança na zona das chegadas do Aeroporto de Lisboa, depois de o homem ter subido ao telhado.
Posteriormente a polícia informou que o homem tinha nacionalidade brasileira, e que a Imigração recusou sua entrada em Portugal quando ainda estava na zona internacional do aeroporto de Lisboa.
O passageiro se entregou após sete horas de fuga. Os bombeiros posicionaram uma escada até o telhado e resgataram o homem, de acordo com o portal SIC.
Durante a negociação, socorristas colocaram uma espécie de colchão inflável em frente ao telhado, para evitar ferimentos caso ele tentasse pular. Psicólogos do Instituto Nacional de Emergência Médica, policiais e bombeiros estiveram no local.
As autoridades portuguesas não divulgaram a. causa para a recusa de sua entrada no país.