O Presidente da República Jair Bolsonaro receberá o coração de Sua Majestade o Imperador Dom Pedro I, na próxima terça-feira (23/08) na rampa do Palácio do Planalto. O protocolo da cerimônia será semelhante à visita de um chefe de estado.
O coração do primeiro chefe de Estado brasileiro foi emprestado ao Brasil por Portugal como parte das celebrações do bicentenário da Independência do país. O coração do Imperador do Brasil fica depositado na Igreja da Lapa, na Cidade do Porto, atendendo um pedido do próprio monarca ainda em vida. Ele também figura entre os reis de Portugal sob o título de Dom Pedro IV.
O corpo de Dom Pedro I foi trasladado de Portugal para o Brasil em 1972 e sepultado no local em que declarou a Independência do Brasil, às margens do Rio Ipiranga, na capital paulista. É a primeira vez, em 187 anos, que o coração de Dom Pedro I deixará o Porto, em Portugal.
O órgão, que está preservado em formol, chegará a Brasília nesta segunda (22/08), em um voo da Força Aérea Brasileira. O coração do libertador do Brasil ficará exposto no Palácio do Itamaraty, em Brasília, até o dia 8 de setembro.