
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta-feira (14/10) que determinará a alteração da bandeira tarifária de energia elétrica para diminuir o valor da conta de luz a partir do mês que vem.
“Estávamos na iminência de um colapso. Não podíamos transmitir pânico à sociedade. Dói a gente autorizar o ministro Bento [Albuquerque], das Minas e Energia, a decretar a bandeira vermelha. Dói no coração, sabemos da dificuldade da energia elétrica. Vou determinar que ele volte à bandeira normal a partir do mês que vem”, disse o presidente.
Em meio à maior crise hídrica em 91 anos, o custo de energia tem aumentado porque tem sido necessário acionar as usinas termoelétricas, que são mais caras. O sistema de bandeiras das contas de energia foram criados no governo Dilma e oneram muito a conta de luz.
O ministro Bento Albuquerque reiterou nesta quinta que o país não corre risco de racionamento de energia por conta da crise hídrica. Segundo o ministro, o governo tem monitorado a situação e tomado providências para garantir o abastecimento de energia.