
O site Metropoles teve acesso e divulgou uma foto e em que falsificadores do Novel Coronavírus, o primeiro autoteste para detectar a COVID-19 autorizado pela ANVISA aparecem no cômodo de um imóvel produzindo centenas de caixas usadas para embalar os testes falsos. Além da foto, também há um vídeo em que o produto é exibido para interessados.
As autoridades foram informadas do fato pela empresa que tem a autorização da ANVISA para comercialização do produto, a CPMH Produtos Hospitalares.
Um boletim ocorrência foi registrado na Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), que apura o caso. Segundo a empresa, uma suposta companhia, denominada Alpha Epis Hospitalares, publicou nos stories do WhatsApp de um teste rápido de COVID como se fosse da Novel, mas que se trata de uma imitação barata, de acordo com os importadores autorizados.
Em uma foto (que ilustra a matéria) os supostos falsificadores aparecem descalços, sem camisa e sem observar qualquer cuidado com a higiene enquanto produzem. Em um vídeo, uma pessoa mostra a embalagem e o produto (veja abaixo). Os produtos estariam sendo vendidos em grupos de WhatsApp antes mesmo de os autotestes autorizados chegarem às drogarias.
Veja as imagens do produto falsificado divulgadas pelo site Metropoles: