Um fato milagroso tem impressionado quem tem ido à localidade conhecida como BNH, um conjunto habitacional no bairro Alto da Serra em Petrópolis. No local há um oratório com uma imagem de Nossa Senhora das Graças instalados na parede do conjunto habitacional que, apesar de toda a destruição no local, nada sofreu.
A imagem impressiona porque tudo ao redor foi derrubado pela força da água e da terra que desceram com a enxurrada após as fortes chuvas que atingiram a Cidade Imperial na última terça-feira (15/02).
Mas a situação do oratório é uma exceção em meio ao quadro de destruição que mancha a beleza da famosa Petrópolis. Residências, casas comerciais e automóveis foram cobertos por lama e lixo. A maior tristeza, entretanto, foram as vidas perdidas dos cerca de 300 mortos e desaparecidos e, além da dor de seus familiares e dos desabrigados.
Os que se salvaram da tragédia, mas perderam parentes, bens patrimoniais e sonhos encontram na resiliência do oratório mariano a fé necessária para seguir adiante.