O ministro do STF Luís Roberto Barroso participará de um evento, no próximo sábado (19/02), promovido por um centro acadêmico de uma faculdade de Direito do Texas. Um ministro da Suprema Corte em um evento de centro acadêmico de universidade estrangeira já seria algo estranho, mas o pior não está nisto.
O evento se chama “Ditching a President” (o que, em tradução livre, significa “Livrando-se de um presidente”). A organização do evento alega que o seminário terá como tema o modelo constitucional do Poder Executivo nos países da América Latina.
Barroso fará o discurso de abertura. Além dele, também falarão no evento alguns professores e pesquisadores de universidades de Nova York, Chicago, California, Texas, Chile e México.
O ministro do Supremo que também é presidente do TSE, tem uma atuação incomum para um juiz da Suprema Corte e sua ação transcende os processos, com forte atuação política, sobretudo de oposição ao presidente Jair Bolsonaro. Sua participação neste evento é mais um dos seus ataques ao presidente.