Responsável pelo Ministério da Igualdade Racial, Anielle Franco foi ao estádio do Morumbi neste domingo (24/09) acompanhar o jogo do Flamengo. A equipe disputou a final da Copa do Brasil contra o São Paulo.
A própria ministra publicou um vídeo durante o voo em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) cantando uma música da torcida do Flamengo.
Na publicação, a irmã da ex-vereadora Marielle Franco afirma que a viagem teria sido a trabalho. O voo ocorreu em um Legacy 600 da Força Aérea Brasileira, a versão VIP do ERJ-135 que, na força militar, tem a designação VC-99B. A aeronave opera no Grupo de Transporte Especial (GTE) que atende ao Planalto e Ministros.
De acordo com a irmã de Marielle Franco, a ação no Morumbi teria o objetivo de “sensibilizar as pessoas para a importância de denunciar violações de direitos, dentre elas o racismo durante as partidas de futebol”. No final do vídeo, Anielle fez o L de Lula com a mão.
Ademais, estavam presentes no voo Silvio Almeida, Ministro dos Direitos Humanos, e André Fufuca, do Esporte. Eles alegam que assinaram um termo para combater o racismo no futebol, junto do Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
No estádio foi promovida a campanha “Com Racismo Não Tem Jogo”. A iniciativa envolveu a entrega de camisetas aos jogadores e a exibição de mensagens no telão para estimular a denúncia de casos de racismo.
O jogo do Flamengo de Anielle Franco terminou empatado em 1×1 com o São Paulo. Contudo, como o time paulista havia vencido a primeira partida no Maracanã, no Rio de Janeiro, cujo mando de campo era do Flamengo. Dessa forma, o São Paulo sagrou-se campeão da Copa do Brasil pela primeira vez.
_____