O apresentador Fausto Silva passou por um transplante cardíaco neste domingo (27/08). A informação é do boletim médico do Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP). Faustão está internado na unidade desde 8 de agosto.
O hospital também informou que a Central de Transplantes do Estado de São Paulo o acionou ainda na madrugada, “quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”.
De acordo com o hospital, o transplante ocorreu no início da tarde e durou cerca de duas horas e meia.
“O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição“, diz o hospital no boletim.
Assinam o boletim médico o cardiologista Fernando Bacal; o cirurgião cardiovascular Fábio Antônio Gaiotto; e o diretor médico e de Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein, Miguel Cendoroglo Neto.
O apresentador estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital tratando uma insuficiência cardíaca e fazendo diálise. Por isso, entrou na fila do transplante para receber um novo coração. Além disso, seu quadro de saúde dele o colocava como prioridade na fila de transplantes. Dessa forma se explica a rapidez da chegada do novo órgão.
A insuficiência cardíaca se caracteriza pela perda da capacidade de bombeamento de sangue do órgão para outras partes do corpo. Os sintomas mais comuns são falta de ar, cansaço, acúmulo de líquidos (inchaço) nas pernas e incapacidade de realizar exercícios ou esforço físico.
Matéria em atualização.