Mulher morre intoxicada por excesso de água. Uma mulher de 35 anos, morreu após sofrer intoxicação por beber muita água em um dia quente. Ashley Summers tomou quatro garrafas de água em cerca de 20 minutos, o que causou desequilíbrio de eletrólitos em seu corpo. O caso ocorreu no estado de Indiana, Estados Unidos, na semana do dia 4 de julho e a notícia tornou-se pública nesta quinta-feira (03/08).
A intoxicação por água é rara, mas pode ser fatal se alguém beber quantidades excessivas de água sem obter eletrólitos suficientes dos alimentos.
O irmão de Ashley, Devon Miller, afirmou que “ela bebeu quatro garrafas de água em 20 minutos. Quero dizer, uma garrafa média de água tem cerca de meio litro, então foram quase 2 litros em um período de 20 minutos. Isso é o que você é deveria beber em um dia inteiro”. E continuou: “Foi um choque para todos nós. Quando eles começaram a falar sobre toxicidade da água. Como isso pode acontecer?”
Ashley era uma doadora de órgãos e cinco vidas foram salvas a partir de suas doações.
COMO EVITAR
Uma das situações mais perigosas para adultos são os momentos após competições esportivas intensas, quando há muita sede. Por isso, recomenda-se, nessas circunstâncias, bebidas que contenham eletrólitos, sódio e algum potássio. Os sintomas de intoxicação por água incluem mal-estar geral, cãibras musculares, dor, náusea e dores de cabeça.
Em crianças, a intoxicação por água é mais perigosa em menores de 1 ano e pode levar à queda nos níveis de sódio no sangue. É importante seguir as orientações de um nutricionista para garantir um consumo adequado e equilibrado de água.
As crianças de 9 a 13 anos devem beber entre 1,2 a 1,6 litros de água por dia, dependendo das atividades físicas e da temperatura ambiente.