O pré-candidato bolsonarista ao Governo de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas disse nesta terça-feira (26/07) que o chamado Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deveria ser banido do Brasil. A declaração foi feita a empresários e fazendeiros da região de Presidente Prudente (SP), no extremo oeste do estado.
Nesta área é grande o risco de invasões para os produtores rurais. Segundo Tarcísio, “o Pontal do Paranapanema tem que deixar de ser a terra do MST”, disse Tarcísio ao responder um participante.
O ex-ministro da infraestrutura disse também: “aliás, esse fantasma do MST tem que ser banido do Brasil, porque a única coisa que eles trouxeram até hoje foi insegurança, para o campo, para o crédito, para o investimento”.
A região começou a ser invadida pelo MST ainda em 1990, quando 800 trabalhadores rurais invadiram uma fazenda na região. Cálculos do MST feitos neste ano apontam que a região tem 117 assentamentos rurais, abrigando cerca de sete mil famílias camponesas que ocupam uma área de 170 mil hectares.
A oficialização da candidatura de Tarcísio ao governo paulista pelo Republicanos deve ocorrer no próximo sábado (30/07), na capital do estado. Bolsonaro indicou que deve comparecer.