O jornal O Globo informou nesta quarta-feira (22/05) que teve acesso ao conteúdo do testamento de Olavo de Carvalho. O registro do ato de última vontade do filósofo ocorreu no estado da Virgínia (EUA) no ano de 2018. Professor, escritor e filósofo, Olavo faleceu em janeiro de 2022, aos 74 anos.
“Olavo Luiz Pimentel de Carvalho, residente na Cidade de North Dinwiddie, Condado de Dinwiddie, Estado da Virgínia, estando em pleno uso de minhas faculdades mentais, não agindo sob coação ou influência indevida, e compreendendo plenamente a natureza e a extensão de todos os meus bens e desta disposição dos mesmos, faço público e declaro este documento como meu Último Testamento e revogo qualquer outro testamento e codicilos anteriormente feitos por mim”, diz um trecho do que seria o testamento, traduzido do inglês para o português pelo jornal.
TESTAMENTO DE OLAVO DE CARVALHO CONTEMPLA MULHER, FILHOS E IRMÃO
Olavo legou para sua esposa, Dona Roxane de Carvalho, com quem vivia em união estável, os direitos sobre duas residências adquiridas nos Estados Unidos, ambas na Virgínia. Além disso, a esposa também herdou 30% dos direitos autorais sobre suas obras.
Os filhos do casamento com Dona Roxane, Leilah e Pedro Luiz de Carvalho, ficaram, cada um, com 20% dos direitos autorais, além de percentuais sobre as residências. Além deles, outros cinco filhos de Olavo e seu irmão receberam uma porcentagem sobre os bens.
Maria Inês, Luiz, Davi, Tales e Percival ficaram, juntos, com 1,4% dos possíveis valores sobre as produções intelectuais de Olavo de Carvalho. Luiz Paulo de Carvalho, irmão do pofessor, ficou com 0,3% dos direitos autorais.
UMA FILHA FICOU DE FORA
Heloísa de Carvalho foi a única ausente entre os filhos de Olavo de Carvalho no testamento. Nos últimos anos antes da morte de Olavo, Heloísa fez uma série de acusações sem provas contra o pai. Mas outros filhos de Olavo a desmentiram.
Em 2017, Olavo de Carvalho chegou a prestar queixa contra Heloísa. O caso, porém, não foi levado adiante e acabou arquivado.
VIDA E OBRA DE OLAVO DE CARVALHO
Olavo de Carvalho foi um escritor e filósofo brasileiro, nascido em Campinas, São Paulo, em 29 de abril de 1947. Ele começou sua carreira como jornalista na Folha da Manhã e trabalhou em diversas publicações, incluindo a revista Planeta, a Folha de São Paulo e O Globo.
Carvalho é reconhecido por suas contribuições à filosofia por sua influência na sociedade brasileira a ponto de ajudar a elegar o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018. Ele escreveu e editou o jornal online Mídia sem Máscara, focando sua crítica no combate ao comunismo, aos grupos de esquerda e à chamada Nova Ordem Mundial.
Como pensador, Carvalho defendia a preservação da consciência individual contra o coletivismo representado pelo estado e outras instituições. Ele era um crítico das ditaduras e do comunismo. Ademais, suas ideias influenciaram significativamente o cenário político brasileiro.
Olavo de Carvalho viveu nos Estados Unidos a partir de 2005, onde continuou a escrever e a ministrar aulas de filosofia online. Suas aulas abordavam obras de filósofos como Aristóteles, Kant e Heidegger. Sua obra filosófica ensaística foi elogiada por personalidades como Paulo Francis, Miguel Reale, Herberto Salles, dentre outros.
Entre seus livros mais conhecidos estão “O Jardim das Aflições” e “O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser um Idiota”, uma coletânea de artigos e ensaios que abordam críticas à cultura e política brasileira.
Além disso, Carvalho também escreveu “Aristóteles em Nova Perspectiva”, propondo uma nova interpretação da obra do filósofo grego, e “O Imbecil Coletivo”, um best-seller que critica intelectuais e formadores de opinião no Brasil. Outras obras incluem “A Filosofia e Seu Inverso” e “Os EUA e a Nova Ordem Mundial”.
Ele faleceu em 24 de janeiro de 2022, em Richmond, Virgínia, Estados Unidos.
_______