Secretário responsável pelas cadeias do RJ é preso

0
1168
Foto: Reprodução da Internet.

O secretário de administração penitenciária do Estado do Rio, Raphael Montenegro, foi preso na manhã desta terça-feira (17/08). A pasta comandada por Raphael era o responsável pelas prisões fluminenses.

Ele foi um dos alvos da Operação Simonia. Cerca de 40 policiais cumprem três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, todos expedidos pelo TRF-2.

Os demais presos são o subsecretário de Gestão Operacional da Seap, Wellington Nunes da Silva, e o superintendente Operacional, Sandro Faria Gimenes.

Segundo a Polícia Federal, “os agentes públicos se comprometeram e realizaram diversas diligências para viabilizar o retorno de criminosos custodiados na Penitenciária Federal de Catanduvas, Paraná, para o estado do Rio de Janeiro”.

Disse ainda a PF que “além disso, os servidores franqueavam a entrada de pessoas e itens proibidos em unidades prisionais estaduais tendo, inclusive, realizado a soltura irregular de criminoso de altíssima periculosidade, contra quem havia sabidamente mandados de prisão pendentes de cumprimento. A investigação aponta ainda que os desvios cometidos pelos investigados foram praticados em troca de influência sobre os locais de domínio destes traficantes e outras vantagens ilícitas.”

Além de uma visita ao traficante Marcinho VP no presídio de Catanduvas, Raphael autorizou a soltura de um dos chefes da cúpula do Comando Vermelho, Wilton Quintanilha, o Abelha, no dia 27 de julho. O traficante foi solto, mesmo com mandado de prisão ativo.

Raphael é enteado do ex-desembargadorAbel Gomes, que foi relator da Lava Jato do Rio no TRF-2 e se aposentou março deste ano e foi advogado da campanha de Wilson Witzel.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here