A militante bolsonarista Vanessa Silva (PL/RJ) foi proibida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) de usar o termo “Negona” em seu nome de urna na eleição municipal de 06 de outubro. A candidata a vereadora no município do Rio, apoiadora do ex-presidente desde os tempos em que ele era deputado federal, é conhecida como a Negona do Bolsonaro junto ao seu público há mais de dez anos.
Vanessa Silva é amiga de Jair Bolsonaro e da família do ex-presidente, além do deputado Hélio Lopes (PL/RJ), há muitos anos. Recentemente, o também candidato a vereador no Rio, Carlos Bolsonaro (PL/RJ), que disputa o mesmo cargo que Vanessa, pediu que as pessoas também votem nela e não apenas nele.
Com 100 mil seguidores no Instagram, ela é a “Mulher 01 do Bolsonaro no Rio de Janeiro”.
PROIBIÇÃO
Ao dar entrada no registro, sua candidatura recebeu o deferimento como Negona do Bolsonaro. A candidata, então, mandou preparar todo seu material gráfico com este nome. Porém, dias depois, a mesma juíza que deferiu sua candidatura, voltou atrás com relação ao nome, decidindo que Vanessa não poderia usar o nome Bolsonaro.
A candidata recorreu e apontou que não usava o nome Bolsonaro como sobrenome e que esse era seu apelido há uma década. A juíza acabou voltando atrás e autorizou o nome.
A situação, contudo, logo voltou a mudar. Um desembargador do TRE-RJ decidiu na semana passada que o uso do nome Negona pela candidata era racismo e vulgaridade. O magistrado não explicou como pode existir racismo de uma pessoa em relação a ela mesma. A candidata recorreu, contudo o Tribunal indeferiu o recurso nesta terça-feira (17/09).
CANDIDATA PROTESTA NO INSTAGRAM
Vanessa Silva gravou um vídeo informando seus seguidores sobre a decisão do TRE-RJ. Emocionada e com uma peruca loira, manifestou sua indignação com a postura dos desembargadores. Veja abaixo:
“PRA MIM VOCÊ CONTINUA NEGONA DO BOLSONARO”, DIZ EX-PRESIDENTE
No último sábado (14/09), o ex-presidente Jair Bolsonaro gravou um vídeo comentando a decisão do TRE-RJ. Na ocasião, Vanessa Silva ainda aguardava o recurso.
“Olá, Negona do Bolsonaro, fiquei sabendo que você perdeu por 4×3 aí no Rio a possibilidade de ser Negona do Bolsonaro. Mesmo que você perca, você continuará sendo a Negona do Bolsonaro”, disse o ex-presidente. Veja o vídeo abaixo: