O Presidente do Chile Gabriel Boric foi duramente vaiado e xingados pelos chilenos que compareceram ao desfile militar deste 19 de setembro, feriado nacional que celebra as Glórias do Exército Chileno.
A grande maioria dos presentes ao ato militar gritaram insultos a Boric, como por exemplo, “merluzo“, que significa algo como “bobo” ou “idiota”.
Além dos xingamentos e vaias, houve pedidos de renúncia: “E vai cair, e vai cair…“, “O Chile é e será um país de liberdade” e “’merluzo’, ouça, vá para o inferno“, gritaram os participantes do primeiro desfile militar com a participação de Boric como chefe de Estado.
Os manifestantes revelaram o sentimento da sociedade chilena que já manifesta forte desacordo com as políticas do presidente de esquerda.
Além dos insultos, o desconforto do presidente era notório por estar participando de um ato militar. Porém, ao se pronunciar, Boric disfarçou o mal estar: “Para mim não tem sido difícil, parece-me que as manifestações de opinião são sempre legítimas e eu mesmo já participei de manifestações muitas vezes na minha vida, portanto não tenho problema com quem não concorda conosco, que expressa a opinião deles”.