Prefeitura confirma que aplicou 210 doses fora da validade

0
173

210 doses foram aplicadas depois de vencidas em Nilópolis. Foto: Reprodução da Internet.

Foi confirmada nesta segunda-feira (05/07) a aplicação de 210 doses de vacinas da AstraZeneca fora da validade no município de Nilópolis, na Baixada Fluminense . A Secretaria Municipal de Saúde informou também que já vacinou novamente 25 pessoas que receberam a dose vencida.

Em nota oficial, a secretaria informou que está investigando para chegar a todos os cidadãos suspeitos de terem tomado a dose da AstraZeneca fora da validade.

“De antemão, os casos que se confirmam, já estão sendo convocados para se revacinarem no Posto Central, caso tenha passado 28 dias desde a última dose. Até o final da manhã desta segunda-feira, já foram aplicadas 25 doses nesta situação”, afirmou a nota.

Já a Prefeitura da Cidade do Rio informou que não houve aplicação de doses vencidas na capital.

A Secretaria de Estado de Saúde, por sua vez, informou que todos os lotes da vacina Oxford/AstraZeneca enviados aos 92 municípios do estado estavam dentro do prazo de validade.

“A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) reforça que não houve distribuição aos municípios de doses de Oxford/Astrazeneca vencidas. A SVAPS está apurando junto às secretarias municipais de Saúde se houve algum erro de registro das doses no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI)”, afirmou.

Na última sexta-feira, o jornal Folha de S. Paulo fez reportagem com a informação falsa de que 26 mil doses haviam sido aplicadas fora da validade. A maioria dos municípios apontados pela reportagem descartaram a hipótese.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here