Polícia Federal completa 77 anos neste domingo

1
86
Foto: Divulgação DPF.

A Polícia Federal do Brasil completa 77 anos neste domingo (28/03). Criada em 28 de março de 1944, a instituição tornou-se uma das principais corporações policiais e investigativas do mundo ao longo destas quase oito décadas.

A Polícia Federal foi criada com o nome de Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), em substituição ao departamento de polícia civil do então Distrito Federal, atual cidade do Rio de Janeiro.

Alguns historiadores entendem que a origem da Polícia Federal é ainda mais remota e de que a corporação atual é uma evolução da Intendência Geral de Polícia criada em 1808 pelo Príncipe Regente de Portugal, Dom João.

Mas a data que a própria instituição reconhece como de sua criação é o 28 de março de 1944, já no final do regime do Estado Novo.

Foi em 1967 que a denominação atual de Departamento de Polícia Federal foi dada à corporação através do artigo 210 da Constituição da República promulgada naquele anos.

Nos últimos dez anos a PF vem angariando ainda mais respeito e credibilidade com a sociedade brasileira devido à força-tarefa contra a corrupção conhecida como “Operação Lava Jato” e com os investimentos do atual governo que garantem maior capacidade para alcançar bons resultados no combate ao crime organizado.

O agente da Polícia Federal Newton Ishii, o Japonês da Federal, virou Boneco de Olinda, de tão popular. Foto: Reprodução da Internet.

Nós do Nova Iguaçu 24h saudamos todos os integrantes desta que é uma das instituições mais honradas e prestigiosas do Estado no Brasil.

1 COMMENT

  1. Parabéns Polícia Federal que possamos continuar com a prestação dos excelentes serviços, sempre voltada à ética e honestidade! Deus abençoe a cada um de vocês, bravos soldados ao serviço da Pátria!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here