A Polícia Federal iniciou na manhã desta quinta-feira (04/05) a Operação Day After, cujo objetivo é prender pessoas que não tenham recadastrado a arma de fogo até o prazo que terminou nesta quarta-feira (03/05) e que também tenham mandados de prisão expedidos por crimes violentos ou dívidas de pensão alimentícia.
Segundo a PF, até ontem, 942.001 armas do CAC haviam sido recadastradas na base de dados do SINARM (Sistema Nacional de Armas), o que representa 99% do total de armas que precisaram ser recadastradas.
O sistema militar Sigma foi descontinuado. O comandante do Exército General Tomás Ribeiro Paiva assinou recentemente um despacho conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça para unificar os cadastros das forças e da Polícia Federal.
A incoerência desses sistemas tem sido apontada como um obstáculo ao cancelamento dos cadastros de atiradores e caçadores com pendências na justiça. Além disso, abriu brechas para que acusados de crimes pudessem ter ficha no CAC e até comprar fuzis e outras armas.