Militantes do Partido dos Trabalhadores iniciaram uma ofensiva de divulgação de uma fake news contra o Presidente Bolsonaro nesta terça-feira (04/10). Os petistas estão divulgando uma falsa relação do Presidente da República com a maçonaria.
A maçonaria é uma organização que consiste na união de diversas fraternidades – chamadas de “lojas” – para a filantropia. Há, porém, uma série de boatos que ao longo dos séculos jogou sobre essa organização uma imagem negativa.
Apoiadores de Lula da Silva (PT) como o deputado federal André Janones (AVANTE/MG) passaram o dia divulgando imagens de uma visita de Bolsonaro e pessoas ligadas a ele a uma loja maçônica. A intenção é dos lulistas é de jogar sobre Bolsonaro a imagem negativa que muitos têm da organização maçônica.
A fake news foi impulsionada por órgãos de imprensa como O Globo, UOL e outros que divulgaram o vídeo repercutindo a polêmica, sem desmenti-la:
Memes que atribuem à maçonaria um caráter satanista e que afirmam que Bolsonaro irá “entregar o Brasil a Satanás” também foram espalhados pelos apoiadores de Lula:
Uma montagem grosseira também foi divulgada com o que seria uma mensagem de Bolsonaro no Twitter elogiando a maçonaria e criticando o cristianismo. Como a mensagem não poderia ser encontrada no Twitter do Presidente, junto com a montagem, divulgavam que ele teria apagado.
Apoiadores do Presidente Bolsonaro reagiram postando um vídeo de Geraldo Alckmin homenageia a maçonaria:
LULA TENTA DIMINUIR REJEIÇÃO COM AGENDA COM RELIGIOSOS
Preocupada com a alta rejeição entre os cristãos pela defesa de pautas anticristãs como aborto, ideologia de gênero e a proximidade com defensores da legalização das drogas, a campanha do candidato do PT, Lula da Silva, montou uma agenda nesta terça-feira (04/10) com religiosos franciscanos.
Simultaneamente à divulgação da fake news sobre uma relação de Bolsonaro com a maçonaria, as redes sociais do candidato petista divulgaram mensagens de saudação ao dia de São Francisco de Assis, elogios ao Papa Francisco e a afirmação de que Lula seria cristão.
DIA POSITIVO PARA BOLSONARO
A fake news competiu com uma série de eventos positivos para a candidatura à reeleição do Presidente Jair Bolsonaro. O dia começou com o anúncio formal do apoio de Romeu Zema, governador reeleito de Minas Gerais, à reeleição do presidente.
Além de Zema, Bolsonaro recebeu a visita de Cláudio Castro, governador reeleito do Rio de Janeiro, que reafirmou seu apoio que já vem desde o primeiro turno.
De tarde, Bolsonaro foi a S. Paulo, onde recebeu o apoio do atual governador paulista, Rodrigo Garcia (PSDB). Garcia reforçou a importância de manter o PT fora do poder em S. Paulo e no Brasil e também apoiará o candidato ao Governo de S. Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, contra Fernando Haddad.
Além dos governadores dos três maiores colégios eleitorais do país, Bolsonaro recebeu o apoio do senador eleito pelo Paraná, Sérgio Moro (UNIÃO). Segundo Moro, “Lula não é uma opção eleitoral”.